segunda-feira, 15 de maio de 2017

Nota da Comissão sobre a Campanha ao Consup 2017

Rio, 15 de maio de 2017

A Comissão de Mães, Pais e Responsáveis do CPII Humaitá vem perante a comunidade escolar esclarecer e comunicar o que segue:

A Comissão do Humaitá foi criada em 2012 por um grupo de responsáveis buscando maior participação na vida escolar dos filhos e colaboração com o Colégio Pedro II.

A Comissão do Humaitá sempre teve atuação pautada no respeito à instituição, seus servidores, alunos e famílias, acreditando no diálogo e debate sereno como ferramentas de construção de um espaço escolar democrático.

Nas duas primeiras formações do Consup, os membros da Comissão apoiaram pessoalmente candidaturas sem interferência da Comissão.  Os Conselheiros apoiados pelos membros da Comissão,  Flávio Nehrer, Marta Castilho e Vanessa Anacleto, sempre atuaram de forma independente e equilibrada no Conselho, lutando pela análise e aprovação de matérias de interesse dos responsáveis.

Em reunião  com responsáveis, ocorrida dia 11 de maio no Campus Humaitá II, a Comissão aprovou em votação aberta o apoio aos responsáveis candidatos ao Consup 2017 :

Maurílio Rossi - Campus Humaitá I , membro da Comissão do Humaitá ;

Carla Marins - Campus Humaitá II, sem vínculo com a Comissão do Humaitá;
Pedro Lezan - Campus Humaitá II , sem vínculo com a Comissão do Humaitá;
Sherazade Médici - Campus Humaitá II, sem vínculo com a Comissão do Humaitá.

Antes da votação foi inquirido aos candidatos presentes ( Maurílio, Carla e Sherazade) se estariam ligados a interesses que quaisquer grupos,  partidos políticos ou sindicatos, sendo a resposta negativa.

O apoio da Comissão, fato novo em nossa participação em campanhas, consistia em dar visibilidade às candidaturas nos canais da Comissão sem, contudo, deixar de igualmente publicar material dos demais candidatos. Além disso, a Comissão oferece a todos os candidatos a oportunidade de responder a uma série de perguntas que podem ajudar os responsáveis a firmar convencimento, oferecendo o mesmo espaço para divulgação das respostas.

No dia 13 de maio, os membros da Comissão tivemos acesso, pelas redes sociais, a material de campanha (panfletos)  de outra candidata ao Consup. O referido material, contendo dizeres incompatíveis com os princípios da Comissão faz referência expressa ao apoio à candidatura dos responsáveis Carla Marins, Pedro Lezan e Sherazade Médici.

Em que pese os referidos panfletos constituírem, até onde se sabe, material regular que expressa opinião garantida pela liberdade de expressão e que é direito dos candidatos apoiarem, serem apoiados por quem quer que seja, a Comissão de Mães, Pais e Responsáveis do CPII Humaitá entende ser impossível manter o apoio aos candidatos  por absoluta incompatibilidade de valores.

Esclarecemos que no presente documento não cabe qualquer reprimenda aos candidatos envolvidos. Neste momento Comissão volta à sua antiga posição de não interferência na eleição. As famílias de alunos da Ed. Infantil ao 9o ano devem comparecer às urnas para votar nos candidatos que julgarem mais preparados e os responsáveis de alunos do ensino médio precisam conversar sobre os desafios e melhores formas de defesa e valorização do colégio .

Os canais da Comissão permanecem abertos a todos os candidatos, sem exceção, para publicação de seus materiais e ideias e continua aguardando as respostas ao questionário elaborado daqueles que ainda não responderam. Nosso desejo é contribuir com o processo de construção democrática na escola e, pessoalmente, cada um dos membros da Comissão é livre para manifestar apoio a quem desejar. Aproveitamos para agradecer a cada um dos candidatos pela disponibilidade em ajudar a gestão do CPII. Entendemos bem a árdua tarefa que aguarda os eleitos e por isso torcemos pelo fortalecimento de nossa representação.


Comissão de Mães, Pais e Responsáveis do CPII Humaitá

Nenhum comentário:

Postar um comentário