quarta-feira, 10 de maio de 2017

Consup 2017 - Candidata Carla Chistine Campelo Marins


Esta é parte de uma série de publicações com perguntas e respostas que a Comissão de Mães, Pais e Responsáveis do CPII Humaitá pretende publicar até o final da campanha para o Consup 2017. Candidatos podem enviar suas respostas para o email paisresponsaveishumaita@gmail.com . O material será publicado em até 24h.


1- Fale um pouco que você e sobre o que o (a) leva a lançar candidatura ao Conselho Superior do Colégio Pedro II? 

Meu nome é Carla Marins, não sou ex-aluna do CPII. Sou formada em Desenho Industrial e coordeno a área de Design do MAM Rio desde 1999, elaborei as peças gráficas para o Theatro Municipal de 2015 a 2017, para a Cidade das Artes de 2014 a 2017 e nos anos 90 para a RioArte, da Secretaria Municipal de Cultura. Fiz a identidade gráfica do pavilhão do Brasil na Bienal de Veneza em 2015 (arte) e 2016 (arquitetura) e diversos catálogos e livros para artistas. Minha motivação ao me candidatar ao Consup é a percepção de que existe grande número de questões comuns que se perdem em meio a desavenças de opiniões que fragmentam e enfraquecem a atuação dos pais como membros da comunidade escolar. Espero ser uma voz a qual os pais possam contar, levando nossos anseios e preocupações para a mesa de discussões.


2. O que acha da participação dos responsáveis no colégio. Há limites para essa participação? 

O segmento dos pais precisa de mais visibilidade e devemos estar unidos para que a categoria obtenha os melhores resultados. Limites há para tudo, inclusive para a participação dos demais segmentos.

3. Qual sua opinião sobre as reiteradas greves no CPII? 

Uma greve não é uma situação normal, é um estado de exceção, é a materialização de um instrumento máximo de expressão de força de uma categoria. No CPII deixou de ser um fim e passou a ser um meio. É recorrente e comum, invisível aos olhos da sociedade e inócua para o governo. Prejudica a continuidade do ensino e atinge unicamente os alunos. Hoje, em meados de maio, os alunos não tiveram a primeira certificação, resultado do efeito em cascata gerado por uma greve de dois meses seguida de um mês de férias.

4 . No Campus que seu filho estuda, há alguma Comissão ou grupo de Pais? Caso positivo, você tem proximidade com este grupo? 

Minha filha é do Humaitá, Pedrão, e a proximidade com a comissão deve-se a minha frequência à praticamente todas as reuniões da escola desde que minha filha aqui ingressou no concurso de 2016. Frequento as reuniões a fim de conhecer os outros pais, identificar nossos anseios e preocupações comuns, procurar entender quais são e porque os problemas tanto se repetem. Acompanho e participo das ações divulgadas na internet pela comissão. 

5. Como você vê a representação democrática dentro do Colégio Pedro II? Como conselheiro(a), acredita que seu voto dentro do Consup deverá demonstrar a vontade da maioria dos seus pares ou de uma minoria com a qual você possa se identificar? 

O CPII é um colégio imenso e complexo, alguns segmentos têm mais representatividade em detrimento de outros. Nossa representação é subaproveitada a despeito de nossos anseios comuns. Minhas ações sempre serão pautados pela minha própria compreensão acerca da ética e da responsabilidade, com foco no aumento da qualidade do ensino e na melhor vivência do colégio para o aluno, unindo forças para um colégio melhor para todos, independente do pensamento e pressão de grupos ou indivíduos. Acredito que estes são os anseios da coletividade. Nosso representante no Consup não representa os pais de um campus, mas de todos.

6. Você já participou de alguma reunião do Consup como ouvinte? O que achou? 

Não pude participar, infelizmente foi cancelada por falta de quorum.

7. Como você vê os adiamentos de reuniões do Consup por falta de quórum? 

Os conselheiros utilizam-se de falhas nas regras do conselho. No atual caso trata-se de protelar a votação de novo calendário que na prática altera a emenda de recesso de final de ano seguida de 30 dias de férias.

8. Se você pudesse mudar algo no Consup, o que seria? 

Critérios de participação e permanência.

9. No Consup estão previstas reuniões Ordinárias bimestrais e Extraordinárias sempre que necessário. Na prática, porém, rotineiramente têm sido marcadas reuniões quinzenalmente, às vezes até semanalmente. Acredita estar preparado para esta rotina de reuniões? 

Sim.

10. Que pensa da mobilização de responsáveis com vistas a debater um novo calendário para o ano letivo de 2017, pleito em trâmite no Consup atualmente? 

Legítima e de supra importância. Atuo na troca de ideias e coleta de assinaturas desde o início. É uma ação que além da validade e significância do pleito em si mostra que apesar das dificuldades práticas, o segmento consegue se unir.

11. Quais são suas propostas, que podem ser levadas ao Consup em 2017-2018, que sejam demandas de responsáveis ou alunos do CPII? 

Preocupa-me hoje o atual calendário e a forma como foi elaborado, as frequentes faltas dos professores, a dificuldade de comunicação entre escola / pais / alunos, o cancelamento da gratuidade do transporte público para os alunos. Deve-se dar especial atenção ao fomento das atividades de iniciação científica, culturais e olimpíadas, estimulando o desempenho individual dos alunos mas também sua capacidade de organização em equipes, mantendo-os motivados com novas conquistas e desafios.

12. Use este espaço para acrescentar algo que julgue importante.


Unidos somos mais fortes, podemos ter voz e vez na construção de um CPII melhor e na formação de cidadãos capazes e conscientes de suas responsabilidades.

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