quinta-feira, 11 de maio de 2017

Consup 2017 - Pedro Seigneur Lezan



Esta é parte de uma série de publicações com perguntas e respostas que a Comissão de Mães, Pais e Responsáveis do CPII Humaitá pretende publicar até o final da campanha para o Consup 2017. Candidatos podem enviar suas respostas para o email paisresponsaveishumaita@gmail.com . O material será publicado em até 24h.

1.Fale um pouco sobre você e sobre o que o (a) leva a lançar candidatura ao Conselho Superior do Colégio Pedro II?

Meu nome é Pedro Lezan, sou pai de aluna do CPII campus Humaitá II. Sou Cientista da Computação focado na área de Segurança da Informação com grande experiência adquirida em diversos projetos, sendo alguns em ambientes de ensino, escolas, universidades e institutos de ciências políticas. Meu convívio com todas as partes dessas instituições ajudou na certeza da importância da nossa participação e contribuição. Apesar de ser pai de aluna somente desde 2016, tenho certeza que minha participação no CONSUP vai representar toda comunidade escolar interessada na constante melhoria e respeito à qualidade de ensino, bem como o respeito às melhores condições para cada parte, sem interferências externas.

2.O que acha da participação dos responsáveis no colégio. Há limites para essa participação?

Entendo que todos os responsáveis têm grande interesse em informações claras e diretas sobre a participação e evolução dos alunos, os limites que hoje vejo na participação dos responsáveis estão diretamente ligados à algumas dificuldades na comunicação quando não dispõem de tempo para participar das reuniões. Existem diversos grupos nas redes sociais onde assuntos são abordados e tratados, simplificando e facilitando a participação e entendimento de todos, entretanto esse não é o modo formal de comunicação. 

Como conselheiro do CONSUP, representando os pais e responsáveis, um dos objetivos que pretendo seguir é estimular e melhorar a apresentação de informações de forma mais ágil, melhorando a comunicação.

Além disso, importante estimular a participação dos responsáveis, principalmente uma participação mais direta dos coordenadores de áreas, responsáveis pelas matérias, na apresentação das informações e participação das reuniões.

Dois pontos ficaram nítidos para minha posição de pai e responsável ao participar de reuniões no CPII HII: 

a)Apesar de informados e convidados pela diretoria para participar das reuniões, muitos professores e coordenadores de áreas não comparecem para tratar das questões pertinentes às suas matérias com os pais, apresentando suas visões, considerações e possibilidades de soluções para situações.

b)Nos tempos atuais, com toda a ajuda que a internet dá à comunicação, saber que existe apenas um único técnico responsável pela área de tecnologia, causa preocupação, tendo em vista os diversos problemas ocorridos em 2016 no simples lançamento das notas nos boletins online.

Os limites sempre existirão, mas nosso objetivo deve ser, cada vez mais, aproximar os responsáveis e facilitar seu entendimento em prol da educação.

3. Qual sua opinião sobre as reiteradas greves no CPII?

Entendo e respeito o direito à greve e o peso desse ato de protesto, mas discordo da banalização dessa ação. A greve deve ser tida como uma forma grave de apresentação da discordância de uma classe em sua luta, não pode ser tratada como primeira forma de protesto. Com esse tratamento, as greves perdem sua força e acabam somente prejudicando diretamente os alunos sem alcance dos objetivos. Entretanto, vivemos numa sociedade onde a valorização do professor ainda está muito aquém da sua posição real e não podemos deixar de apoiar essa classe tão importante ao tratarmos de situações referentes a eles ou às instituições de ensino.

Precisamos conseguir maior participação dos professores na representação de sua classe e votações no SINDSCOPE.

4.No Campus que seu filho estuda, há alguma Comissão ou grupo de Pais? Caso positivo, você tem proximidade com este grupo?

Sim. Minha filha é aluna do 7ano do Humatá II, conheci pais nas reuniões agendadas pela redes sociais para tratarmos de assuntos sobre CPII Humaitá, minhas participação nas reuniões do Colégio e percepção da existência de uma quase unanimidade entre os pais no tratamento das questões, todos querem o melhor para o Colégio Pedro II e visam qualidade no ensino com as melhores condições para o CPII, seus professores, servidores e dirigentes.

5.Como você vê a representação democrática dentro do Colégio Pedro II? Como conselheiro(a), acredita que seu voto dentro do Consup deverá demonstrar a vontade da maioria dos seus pares ou de uma minoria com a qual você possa se identificar?

A representação democrática é uma realidade dentro do Colégio Pedro II, podendo inclusive ser usada a composição do CONSUP como exemplo, existem representantes eleitos por seus pares para cada grupo de responsáveis. A democracia é, sem sombra de dúvidas, a melhor forma de tratamento das diferenças, onde todos conseguem ser ouvidos em seus votos para eleição de suas representações. Sendo delegado como conselheiro do CONSUP pelos Pais e Responsáveis, para representar nossos interesses, buscarei receber opiniões de todos os quais estarei representando para, com toda responsabilidade e retidão, visando sempre as melhores condições e excelência no ensino, seguir os entendimento da maioria dos pais, sem deixar de escutar as minorias.

6.Você já participou de alguma reunião do Consup como ouvinte? O que achou?

No dia que programei minha visita, a reunião não teve a quantidade necessária de conselheiros, titulares ou suplentes, presentes para acontecer.

7. Como você vê os adiamentos de reuniões do Consup por falta de quórum.

Vejo isso como uma falta de respeito com o Colégio Pedro II, afinal, em caso da falta do titular, ainda existem seus suplentes, formalmente designados, com direito a voz e a voto, como diz o CAP I, Art. 3º, § 2º do Regimento interno do conselho superior. Os conselheiros titular e suplente precisam trabalhar juntos em prol da resolução e decisões importantes que são tomadas pelo CONSUP, o suplente precisa estar presente em caso de impossibilidade do titular.

8. Se você pudesse mudar algo no Consup, o que seria?

Acredito que mais transparência e abertura das informações sobre votos e presença para que seja fácil e simples o acompanhamento pelos responsáveis de todas as reuniões do CONSUP, bem como a apresentação dos votos e as justificativas de cada conselheiro, tem grande chance de melhorar as decisões.

9.No Consup estão previstas reuniões Ordinárias bimestrais e Extraordinárias sempre que necessário. Na prática, porém, rotineiramente têm sido marcadas reuniões quinzenalmente, às vezes até semanalmente. Acredita estar preparado para esta rotina de reuniões?

Sim, pela melhoria nas condições e excelência no ensino, estou totalmente disposto a participar.

10.Que pensa da mobilização de responsáveis com vistas a debater um novo calendário para o ano letivo de 2017, pleito em trâmite no Consup atualmente?

Excelente essa mobilização dos pais e responsáveis, participo da coleta de assinaturas, acredito que o calendário escolar precisa ser tratado com todo carinho e atenção, pensando que estamos tratando de estudantes, alguns ainda crianças, que precisam de motivação e apoio. Os principais envolvidos, os alunos, não foram considerados nessa aprovação.

11.Quais são suas propostas, que podem ser levadas ao Consup em 2017-2018, que sejam demandas de responsáveis ou alunos do CPII?

A revisão do calendário escolar precisa ser tratada como prioridade, podem ser propostas atividades extras de apoio à matérias importantes, incentivo para que sejam oferecidos cursos para os alunos pelas coordenações de áreas, todos esses assuntos voltados à excelência de ensino serão tratados como prioridade na visão e análise do plano de desenvolvimento institucional e até nos planos anuais de ação, mas não podemos focar somente nos estudos e conteúdos pedagógicos, o CONSUP tem várias outras atribuições e precisa apreciar a proposta orçamentária anual, aprovar o projeto político-pedagógico, ouvindo o CEPE (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão) e outros pontos importantes a serem acompanhados de perto.

Conforme dito nas respostas acima, tenho muito interesse na melhoria da comunicação dos campi com os pais e responsáveis sobre os alunos. Para isso, gostaria de apresentar uma proposta para criação de um conselho com objetivo de elaboração de um plano de ações.

Ainda focado em comunicação, acredito que pode ser melhorada a cobrança das atribuições do Secretário do Conselho Superior para divulgação para os responsáveis dos assuntos tratados no CONSUP e acompanhamento da tomada de frequência dos conselheiros com devido registro em ATA.
Com essas melhorias e facilidade de acesso às informações, podemos considerar que teremos maior participação dos Pais e responsáveis sem que precisem disponibilizar muitas de suas horas.

12. Use este espaço para acrescentar algo que julgue importante.

Valorizar os alunos, professores e servidores, sem perder o foco na qualidade da educação.

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