quarta-feira, 10 de maio de 2017

Consup 2017 - Candidato Maurílio Rossi


Esta é a primeira publicação de uma série com perguntas e respostas que a Comissão de Mães, Pais e Responsáveis do CPII Humaitá pretende publicar até o final da campanha para o Consup 2017. Candidatos podem enviar suas respostas para o email paisresponsaveishumaita@gmail.com . O material será publicado em até 24h. 

1 - Fale um pouco sobre você e sobre o que o (a) leva a lançar candidatura ao Conselho Superior do Colégio Pedro II.
R - Meu nome é Maurilio Rossi e sou pai de aluna matriculada na turma 201 neste ano. Sou ex-aluno do Campus Humaitá e tenho muito orgulho de pertencer duplamente a esta comunidade. Defendo o ensino público e laico e vejo o Colégio Pedro II como exemplo de práticas de ensino e convivência com públicos diversos. Apesar de ter apenas um ano de experiência como pai de aluna do CPII, resolvi lançar minha candidatura ao Conselho Superior por entender que posso contribuir, dando maior divulgação e visibilidade às discussões e decisões daquele colegiado e, dessa forma, ampliar os espaços de discussões democráticas sobre as decisões que afetam a vida escolar de nossos filhos.
2 - O que acha da participação dos responsáveis no colégio. Há limites para essa participação?
R - Vejo que os pais, de um modo geral, acompanham os fatos mais relevantes do colégio. Creio que todos acompanham o desempenho de seus filhos, por meio dos boletins e cadernetas. Nem todos tem tempo para participar das reuniões das comissões de pais e responsáveis, mas a maioria acompanha os assuntos pelas redes sociais. Há limites para a participação dos responsáveis. Por parte dos responsáveis, muitos tem limitação de tempo. Por parte do colégio, a participação institucional dos responsáveis é expressa no seu estatuto e regimento. Acho que os pais deveriam se envolver mais nos assuntos do colégio por meio das associações de pais e responsáveis nos Campi onde elas existem. Onde ainda não foram criadas, os responsáveis deveriam procurar mecanismos de implantá-las.
3 - Qual sua opinião sobre as reiteradas greves no CPII?
R - Como pai, vejo que elas prejudicam os alunos. Penso que os professores poderiam tentar formas alternativas às greves, na busca de seus objetivos. Por outro lado, as greves de professores são uma realidade no ensino público em todos os níveis; municipal, estadual e federal, desde o ensino fundamental até às Universidades e precisamos aprender a lidar com elas.
4 - No Campus que seu filho estuda há Comissão de Pais? Caso positivo, você tem proximidade com este grupo?
R - Sim, minha filha estuda no Campus Humaitá I e lá, temos uma associação de pais e responsáveis que engloba os Campi Humaitá I e II. Compareci à primeira reunião dessa comissão com os pais e responsáveis, ainda no primeiro semestre de 2016. Nessa reunião, os pais foram informados do papel e objetivos da comissão e eu decidi que queria fazer parte da mesma. Acredito que a participação dos pais nesses coletivos é fundamental, não só para o desenvolvimento de cada um de nossos filhos, mas para a criação de futuros cidadãos. A melhor educação para nossos filhos, nós damos pelo exemplo.
5 - Como você vê a representação democrática? Como conselheiro(a), acredita que seu voto dentro do CONSUP deverá demonstrar a vontade da maioria dos seus pares ou de uma minoria com a qual possa se identificar?
R - Penso que o sistema de representação democrática é a forma mais elaborada no desenvolvimento das sociedades. Pois, a partir de uma avaliação individual, delegamos ao outro, por meio do voto, a defesa dos nossos interesses individuais e coletivos. No caso da representação no CONSUP, uma vez eleito, por escolha de pais e responsáveis, procurarei me posicionar em sintonia com o sentimento da maioria daqueles a quem estarei representando.
6 - Você participou de alguma reunião do CONSUP como ouvinte? O que achou?
R - Sim, fui a diversas reuniões ao longo de 2016 e em 2017. Em relação às reuniões propriamente ditas, primeiro, tem a questão do quórum. Regimentalmente, é necessário um quórum mínimo de presentes para que a reunião ocorra e diversas vezes esse quórum não foi atingido. Nesses casos as reuniões são abertas e fechadas no mesmo momento. Por falar em quórum, acho importante dizer como é definido estatutariamente a representação dos diversos segmentos da comunidade no CONSUP:
Art. 2º Nos termos do artigo 7º do Estatuto do Colégio Pedro II, o Conselho Superior é
composto pelos seguintes membros:
I - o Reitor, como presidente;
II - representação do corpo docente em quantidade igual a 1/3 (um terço) do número de
campi em funcionamento, sendo o mínimo de 2 (dois) e o máximo de 5 (cinco)
representantes, após processo de consulta a seus pares; (4 membros titulares e 4 suplentes)
III - representação do corpo discente em quantidade igual a 1/3 (um terço) do número de
campi em funcionamento, sendo o mínimo de 2 (dois) e o máximo de 5 (cinco)
representantes, após processo de consulta a seus pares; (4 membros titulares e 4 suplentes)
IV - representação do corpo técnico-administrativo em quantidade igual a 1/3 (um terço) do
número de campi em funcionamento, sendo o mínimo de 2 (dois) e o máximo de 5 (cinco)
representantes, após processo de consulta a seus pares; (4 membros titulares e 4 suplentes)
V - dois representantes dos egressos, sem vínculo funcional ou estudantil com a Instituição; (2 membros titulares e 2 suplentes)
VI - tantos representantes de responsáveis legais de estudantes regularmente matriculados
em turmas de Educação Infantil ou de Ensino Fundamental quantos forem os membros
definidos no inciso II, sem vínculo funcional ou estudantil com a Instituição, após processo
de consulta a seus pares; (4 membros titulares e 4 suplentes)
VII - um representante do Ministério da Educação; e
VIII - tantos representantes do Colégio de Dirigentes quantos forem os membros definidos
no inciso II, após processo de consulta a seus pares. (4 membros titulares e 4 suplentes)
No total o Conselho é formado por 24 membros. Naquelas ocasiões em que houve quórum, durante as discussões, pude perceber:
- um alinhamento muito grande por parte dos representantes do Colégio de Dirigentes.
- que os representantes dos docentes e dos técnicos/administrativos, na maioria dos assuntos possuem alinhamento de posições.
- que a representação dos alunos (discentes), em geral segue o posicionamento dos professores e técnicos.
- que alguns representantes de pais e responsáveis apresentaram alinhamento com a posição dos docentes, principalmente no período da greve.
- que o posicionamento da conselheira Vanessa Anacleto é acompanhado pelo conselheiro Marcos (ambos representantes dos pais e responsáveis) e, na maioria das vezes eles ficam isolados.
- não pude presenciar a posição do representante do MEC.
Além disso, penso que o CONSUP, como órgão máximo de deliberação do Colégio deveria ter uma pauta mais estratégica. Presenciei diversas discussões de assuntos do dia-a-dia. Quanto mais o Conselho discutir assuntos de "varejo" menos estratégica é sua atuação. Por isso, defendo que as pautas de reuniões do Conselho sejam mais estratégicas.
7 - Como você vê os adiamentos de reuniões do CONSUP por falta de quórum?
R - Acho ruim que assuntos e decisões importantes do Colégio sejam adiados em função da falta de quórum nas reuniões do Conselho. O Regimento interno do Conselho tem as seguintes previsões:
Art. 6º Perderá o mandato o Conselheiro que:
a) faltar, injustificadamente, a 3 (três) sessões consecutivas ou a 6 (seis) sessões intercaladas;
Art. 13. O comparecimento dos membros do Conselho Superior às sessões, salvo motivo justificado, é obrigatório e tem prioridade sobre qualquer outra atividade na Instituição.
Precisamos acompanhar mais de perto as justificativas de ausências e verificar se elas são ou não pertinentes. Lembrando ainda, que os conselheiros que não possam, por algum motivo, comparecer às reuniões convocadas, podem acionar seus respectivos suplentes.
8 - Se você pudesse mudar algo no CONSUP, o que seria?
R - Defendo a alteração de seu regimento interno, deixando mais explícito as condições de perda de mandato, definindo o número máximo de ausências possíveis durante o mandato. Mesmo em relação às ausências justificadas. Sempre lembrando que, em caso de ausência do titular, pode ser acionado o conselheiro suplente.
9 - No CONSUP estão previstas reuniões ordinárias bimensais e extraordinárias sempre que necessário. Na prática, porem, rotineiramente têm sido marcadas reuniões quinzenalmente, às vezes até semanalmente. Acredita estar preparado para esta rotina de reuniões?
R - Sim. Tenho ampla disponibilidade de tempo e energias para comparecer às reuniões ordinárias e extraordinárias. Pretendo ainda, agendar reuniões periódicas com as associações de pais e responsáveis dos diversos Campi para prestar contas do mandato.
10 - Que pensa da mobilização de responsáveis com vistas a debater um novo calendário para o ano letivo de 2017, pleito em trâmite no CONSUP atualmente?
R - Sou totalmente favorável. O atual calendário escolar de 2017, foi aprovado sem levar em conta os interesses dos alunos. Lembro que esta mobilização nasceu a partir de reunião da comissão de pais e responsáveis ocorrida em Março, na qual, quase 50 pais e responsáveis decidiram que queriam lutar pela mudança do calendário aprovado.
11 - Quais são suas propostas, que podem ser levadas ao CONSUP em 2017-2018, que sejam demandas de responsáveis ou alunos do CPII?
R - Primeiramente, comprometo-me a continuar a discussão da revisão do calendário escolar para o ano 2017, sabendo que esta revisão impacta os anos 2017 e 2018. Este é o tema que mais está mobilizando a comunidade de Pais e Responsáveis no momento. Continuar essa discussão é meu primeiro compromisso com todos os pais e responsáveis. Comprometo-me ainda, a propor a revisão do regimento interno do Conselho, para deixar mais explícito as condições de perda de mandato, com o objetivo de obter quórum em maior número de reuniões e acelerar o processo decisório no âmbito do Conselho. Por último, solicitarei a inclusão de assuntos mais estratégicos nas pautas de reunião do Conselho.
12 - Use este espaço para falar algo que julgue importante. Você pode aproveitar para falar sobre como pode contribuir com a representação de pais, participando do CONSUP.
Antes de tudo, quero afirmar que entro neste processo por entender que o desenvolvimento e a melhoria do ensino público dependem muito da nossa atuação individual e coletiva.
Sou candidato também, para dar seguimento ao mandato da conselheira Vanessa Anacleto, a partir da discussão dos membros da comissão de pais e responsáveis dos Campi Humaitá I e II e a partir da solicitação de diversos pais e responsáveis que me pediram que eu fosse candidato.
Por último, sou candidato porque tenho tempo e energia suficientes para defender os interesses dos pais e responsáveis no Conselho. Além disso, entro porque julgo que possuo as competências e a experiência necessárias para cumprir o mandato, caso eleito.

Acredito, como muitos pais e responsáveis, que uma das qualidades do Colégio Pedro II é a diversidade. A mesma diversidade que é uma qualidade para a educação dos nossos filhos, para nós, pais e responsáveis, é um grande desafio. Precisamos aprender a conviver com esta diversidade de visões de mundo e crenças. Penso que meu grande desafio, como representante de pais e responsáveis no CONSUP será buscar o consenso possível na comunidade dos pais e responsáveis e dar voz a este consenso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário