quarta-feira, 10 de maio de 2017

Consup 2017 - Candidata Christiane Roberta Fernandes Guarnier



Esta é parte de uma série de publicações com perguntas e respostas que a Comissão de Mães, Pais e Responsáveis do CPII Humaitá pretende publicar até o final da campanha para o Consup 2017. Candidatos podem enviar suas respostas para o email paisresponsaveishumaita@gmail.com . O material será publicado em até 24h.

1- Fale um pouco que você e sobre o que o (a) leva a lançar candidatura ao Conselho Superior do Colégio Pedro II?
Sou professora há 10 anos e há 5 trabalho no CEFET/RJ. No CEFET/RJ tive oportunidade de ser conselheira no Conselho Diretor do Campus Nova Iguacu, no CONEX (Conselho de Extensão) e no CEPE (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão). Já participei como ouvinte do CONEN (Conselho de Ensino) e do CODIR (Conselho Diretor) do CEFET/RJ. Nessas oportunidades pude perceber a importância de se ter uma representação e a diferença que faz 1 voto. O CONSUP é um conselho deliberativo e a última instância dentro do Colégio Pedro II. É de suma importância que os pais e responsáveis tenham pelo menos um representante lá. Apesar de nova na escola, sou acostumada às dinâmicas de reuniões de conselhos e tenho flexibilidade de horário no trabalho.


2. O que acha da participação dos responsáveis no colégio. Há limites para essa participação ? 

A participação dos responsáveis no colégio é de grande importância. Quanto maior for o envolvimento dos pais nas atividades do ambiente escolar, melhores serão os resultados obtidos pelos nossos alunos, que sempre saem ganhando com essa parceria.

3. Qual sua opinião sobre as reiteradas greves no CPII?

Entendo que as greves são direito e muitas vezes é o único recurso de luta por melhores condições de trabalho e aumento de salários de todos os servidores públicos, inclusive os do CPII. O problema é que os alunos ficam prejudicados com a greve, pois o conhecimento que estava sendo construído ao longo do trabalho em sala de aula é abruptamente rompido e o retorno as atividades pode demorar, prejudicando o aprendizado e rendimento do aluno e desmotivando-o.

4 . No Campus que seu filho estuda, há alguma Comissão ou grupo de Pais? Caso positivo, você tem proximidade com este grupo?

Sim. Minha filha estuda no Campus Humaita I e lá há uma comissão de pais e responsáveis. Estou inserida no grupo por ser uma das mães representantes da turma 101, mas por ser nova na escola tenho pouco tempo de contato.
5. Como você vê a representação democrática dentro do Colégio Pedro II?  Como conselheiro(a), acredita que seu voto dentro do Consup deverá demonstrar a vontade da maioria dos seus pares ou de uma minoria com a qual você possa se identificar?

O que um conselheiro tem que entender é que ele representa uma categoria, no caso os pais e responsáveis dos alunos do colégio Pedro II. Embora ele possa ter uma visão contrária, sua função é levar a demanda/tópico/assunto à sua categoria (responsáveis) e promover um debate. Após a categoria decidir democraticamente por uma única opinião, o conselheiro levará a posição da categoria que representa ao conselho e seu voto tem que ser coerente com a mesma.

6. Você já participou de alguma reunião do Consup como ouvinte? O que achou?

Como sou nova no colégio, nunca participei. Creio que não seja muito diferente das reuniões do Conselho Diretor do CEFET/RJ.

7. Como você vê os adiamentos de reuniões do Consup por falta de quórum?

Isso é inaceitável, até porque todo conselheiro tem um suplente e as reuniões são previamente agendadas, exceto as extraordinárias que ainda assim tem um prazo para a convocação. Além de ser uma falta de respeito com os colegas que disponibilizam seu tempo e se deslocam para comparecer.

8. Se você pudesse mudar algo no Consup, o que seria?

Aumentaria o número de vagas, 1 conselheiro por categoria por campus. Hoje temos 4 vagas para conselheiros representantes de pais e responsáveis de alunos. O CPII tem no total 9 campi (alguns ainda tem suas divisões internas). Muitas vezes, poderemos tratar e deliberar sobre assuntos relativos a outro campus, o qual não vivenciamos na prática.

9. No Consup estão previstas reuniões  Ordinárias bimestrais  e Extraordinárias sempre que necessário. Na prática, porém, rotineiramente têm sido marcadas reuniões quinzenalmente, às vezes até semanalmente. Acredita estar preparado para esta rotina de reuniões?

Sim, tenho experiência com conselhos.

10. Que pensa da mobilização de responsáveis com vistas a debater um novo calendário para o ano letivo de 2017, pleito em trâmite no Consup atualmente?

Se a categoria se mobilizou para esse fim, penso que será o melhor para todos e o conselheiro eleito terá de manter a posição da maioria de sua categoria e lutar para que ela seja implementada.

11. Quais são suas propostas, que podem ser levadas ao Consup em 2017-2018, que sejam demandas de responsáveis ou alunos do CPII?

Inicialmente, comprometo-me a interagir com os pais e representantes de alunos do campus Humaitá e a comissão dos mesmos para debater e levar as propostas da categoria ao CONSUP.

12.  Use este espaço para acrescentar algo que julgue importante.
   No final, o que todos nós queremos é garantir que nossos filhos tenham o melhor ensino, a melhor infraestrutura e a melhor qualidade nos momentos no CPII. Queremos eles felizes e bem preparados para a próxima etapa de suas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário