quarta-feira, 10 de maio de 2017

Consup 2017 - Candidata Christiane Roberta Fernandes Guarnier



Esta é parte de uma série de publicações com perguntas e respostas que a Comissão de Mães, Pais e Responsáveis do CPII Humaitá pretende publicar até o final da campanha para o Consup 2017. Candidatos podem enviar suas respostas para o email paisresponsaveishumaita@gmail.com . O material será publicado em até 24h.

1- Fale um pouco que você e sobre o que o (a) leva a lançar candidatura ao Conselho Superior do Colégio Pedro II?
Sou professora há 10 anos e há 5 trabalho no CEFET/RJ. No CEFET/RJ tive oportunidade de ser conselheira no Conselho Diretor do Campus Nova Iguacu, no CONEX (Conselho de Extensão) e no CEPE (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão). Já participei como ouvinte do CONEN (Conselho de Ensino) e do CODIR (Conselho Diretor) do CEFET/RJ. Nessas oportunidades pude perceber a importância de se ter uma representação e a diferença que faz 1 voto. O CONSUP é um conselho deliberativo e a última instância dentro do Colégio Pedro II. É de suma importância que os pais e responsáveis tenham pelo menos um representante lá. Apesar de nova na escola, sou acostumada às dinâmicas de reuniões de conselhos e tenho flexibilidade de horário no trabalho.


2. O que acha da participação dos responsáveis no colégio. Há limites para essa participação ? 

A participação dos responsáveis no colégio é de grande importância. Quanto maior for o envolvimento dos pais nas atividades do ambiente escolar, melhores serão os resultados obtidos pelos nossos alunos, que sempre saem ganhando com essa parceria.

3. Qual sua opinião sobre as reiteradas greves no CPII?

Entendo que as greves são direito e muitas vezes é o único recurso de luta por melhores condições de trabalho e aumento de salários de todos os servidores públicos, inclusive os do CPII. O problema é que os alunos ficam prejudicados com a greve, pois o conhecimento que estava sendo construído ao longo do trabalho em sala de aula é abruptamente rompido e o retorno as atividades pode demorar, prejudicando o aprendizado e rendimento do aluno e desmotivando-o.

4 . No Campus que seu filho estuda, há alguma Comissão ou grupo de Pais? Caso positivo, você tem proximidade com este grupo?

Sim. Minha filha estuda no Campus Humaita I e lá há uma comissão de pais e responsáveis. Estou inserida no grupo por ser uma das mães representantes da turma 101, mas por ser nova na escola tenho pouco tempo de contato.
5. Como você vê a representação democrática dentro do Colégio Pedro II?  Como conselheiro(a), acredita que seu voto dentro do Consup deverá demonstrar a vontade da maioria dos seus pares ou de uma minoria com a qual você possa se identificar?

O que um conselheiro tem que entender é que ele representa uma categoria, no caso os pais e responsáveis dos alunos do colégio Pedro II. Embora ele possa ter uma visão contrária, sua função é levar a demanda/tópico/assunto à sua categoria (responsáveis) e promover um debate. Após a categoria decidir democraticamente por uma única opinião, o conselheiro levará a posição da categoria que representa ao conselho e seu voto tem que ser coerente com a mesma.

6. Você já participou de alguma reunião do Consup como ouvinte? O que achou?

Como sou nova no colégio, nunca participei. Creio que não seja muito diferente das reuniões do Conselho Diretor do CEFET/RJ.

7. Como você vê os adiamentos de reuniões do Consup por falta de quórum?

Isso é inaceitável, até porque todo conselheiro tem um suplente e as reuniões são previamente agendadas, exceto as extraordinárias que ainda assim tem um prazo para a convocação. Além de ser uma falta de respeito com os colegas que disponibilizam seu tempo e se deslocam para comparecer.

8. Se você pudesse mudar algo no Consup, o que seria?

Aumentaria o número de vagas, 1 conselheiro por categoria por campus. Hoje temos 4 vagas para conselheiros representantes de pais e responsáveis de alunos. O CPII tem no total 9 campi (alguns ainda tem suas divisões internas). Muitas vezes, poderemos tratar e deliberar sobre assuntos relativos a outro campus, o qual não vivenciamos na prática.

9. No Consup estão previstas reuniões  Ordinárias bimestrais  e Extraordinárias sempre que necessário. Na prática, porém, rotineiramente têm sido marcadas reuniões quinzenalmente, às vezes até semanalmente. Acredita estar preparado para esta rotina de reuniões?

Sim, tenho experiência com conselhos.

10. Que pensa da mobilização de responsáveis com vistas a debater um novo calendário para o ano letivo de 2017, pleito em trâmite no Consup atualmente?

Se a categoria se mobilizou para esse fim, penso que será o melhor para todos e o conselheiro eleito terá de manter a posição da maioria de sua categoria e lutar para que ela seja implementada.

11. Quais são suas propostas, que podem ser levadas ao Consup em 2017-2018, que sejam demandas de responsáveis ou alunos do CPII?

Inicialmente, comprometo-me a interagir com os pais e representantes de alunos do campus Humaitá e a comissão dos mesmos para debater e levar as propostas da categoria ao CONSUP.

12.  Use este espaço para acrescentar algo que julgue importante.
   No final, o que todos nós queremos é garantir que nossos filhos tenham o melhor ensino, a melhor infraestrutura e a melhor qualidade nos momentos no CPII. Queremos eles felizes e bem preparados para a próxima etapa de suas vidas.

Consup 2017 - Candidata Sherazade Médici




Esta é parte de uma série de publicações com perguntas e respostas que a Comissão de Mães, Pais e Responsáveis do CPII Humaitá pretende publicar até o final da campanha para o Consup 2017. Candidatos podem enviar suas respostas para o email paisresponsaveishumaita@gmail.com . O material será publicado em até 24h.

1-  Fale um pouco sobre o que o (a) leva a lançar candidatura ao Conselho Superior do Colégio Pedro II?

Me chamo Sherazade Médici, sou atriz e empresária, esposa e filha de ex alunos do Colégio Pedro II.
Mãe de aluna desta instituição desde 2015. Minha filha foi aluna do campus SCII, e atualmente é aluna do campus Humaitá II pelo qual tenho muito apreço pela direção geral do campus e pela comissão de pais que atualmente me representa.
Lanço minha candidatura por observar a carência de união entre os conselheiros do segmento de responsáveis dentro do Consup e pelo apelo de alguns pais.
Desde 2015 observo que as vozes do segmento de responsáveis não vem sendo ouvidas pela maioria dos conselheiros que atualmente nos representam.
Acredito que o Consup é um órgão democrático e quem ocupa suas cadeiras tem por obrigação e ética ouvir o anseio daqueles que os elegeram.
Acredito no ensino público, prezo o ensino laico.

2. O que acha da participação dos responsáveis no colégio. Há limites para essa participação?

Acho a participação dos responsáveis mais que necessária e muito bem vinda, se o CPII é realmente inclusivo, toda a comunidade escolar deve estar inserida na história e evolução da instituição, porém, acredito que existam limites na participação dos responsáveis, assim como acredito que deva haver limites para a participação dos alunos (as).
Sempre clamo por maior participação dos responsáveis dentro dos canais oficiais e nas reuniões de comissão.
Desde meu ingresso na instituição busco esclarecer e informar os responsáveis sobre os assuntos que julgo pertinentes através dos grupos de internet pois observo uma grande carência na comunicação oficial de alguns campi, uma ampla dificuldade de conhecimento dos responsáveis no que tange a dinâmica do site oficial, e por constatar que através dos grupos de internet é possível obter uma grande interação, ainda que não seja a interação virtual a mais adequada.

3. Qual sua opinião sobre as reiteradas greves no CPII?
Amplamente contra por acreditar que não podemos lutar pelo país prejudicando o futuro do país.
Desde 2015 observo que nenhuma paralisação do Sindiscope é voltada para melhorias das condições de trabalho ou salários. São greves focadas em pautas nacionais e com pouquíssimas adesões de seus representados.
A greve deve ser o recurso final, não o único recurso.
A cada ano de greve o índice de desligamento da instituição cresce e os índices de reprovação são consideráveis.

4. No Campus que seu filho estuda, há alguma Comissão ou grupo de Pais? Caso positivo, você tem proximidade com este grupo?

Sim. É uma comissão esforçada e totalmente voltada para a defesa/melhoria da escola e seu alunado. Possuo ampla participação nas reuniões.

5. Como você vê a representação democrática dentro do Colégio Pedro II? Como conselheiro (a), acredita que seu voto dentro do Consup deverá demonstrar a vontade da maioria dos seus pares ou de uma minoria com a qual você possa se identificar?

Vejo com muito respeito e simpatia a representação democrática almejando para ela perdure.
Como conselheira do segmento de responsáveis devo prezar pelo anseio da vontade da maioria sem jamais desrespeitar ou desconsiderar os anseios da minoria.

6. Você já participou de alguma reunião do Consup como ouvinte? O que achou?

Sim. Observei que muitos representantes prezam por interesses particulares, outros defendem minorias com as quais se identificam, e poucos são realmente democráticos.
Me incomoda demais o fato do número de segmentos institucionais serem desleais frente à representação de responsáveis e egressos.
Sendo o Consup um órgão democrático, acredito que não poderíamos ter 13 votos corporativos, mais 4 do corpo discente que em 99% das reuniões acompanha os votos dos segmentos institucionais. Ou seja, temos 17 votos corporativos, contra 4 de responsáveis e 2 de egressos.

7. Como você vê os adiamentos de reuniões do Consup por falta de quórum?
Vejo como uma clara manobra política.

8. Se você pudesse mudar algo no Consup, o que seria?

Acredito que toda a logística do Consup hoje é voltada apenas para a disponibilidade dos funcionários da instituição.
Gostaria que houvesse uma mudança dessa dinâmica como por exemplo uma alternância de horários, reuniões em sistema de rodízio entre os campi e não somente no prédio da reitoria, possibilidade de participação por vídeo conferência, dentre outras possibilidades de mudança para maior integração e interação com a comunidade escolar.
Buscarei mudanças em seu regimento interno, assim como o respeito por suas regras e execução de suas sanções disciplinares.
   
9. No Consup estão previstas reuniões Ordinárias bimestrais e Extraordinárias sempre que necessário. Na prática, porém, rotineiramente têm sido marcadas reuniões quinzenalmente, às vezes até semanalmente. Acredita estar preparado para esta rotina de reuniões?

Acredito que ausências por diversos motivos sempre possam existir, porém, os suplentes sendo respeitados e podendo realmente fazer uso de sua representação, muito seria melhorado e os titulares não seriam sobrecarregados com as constantes reuniões.

10. Que pensa da mobilização de responsáveis com vistas a debater um novo calendário para o ano letivo de 2017, pleito em trâmite no Consup atualmente?
Amplamente a favor.
Sou ferrenha defensora desse debate e participo ativamente da coleta de assinaturas do abaixo assinado que pede pela aceitação dessa nova proposta.
A vida escolar do aluno deve ser o centro desta discussão, o aluno deve por ética ser o protagonista do calendário.

11. Quais são suas propostas, que podem ser levadas ao Consup em 2017-2018, que sejam demandas de responsáveis ou alunos do CPII?

Novo calendário escolar 2017
Exigência do respeito ao uniforme.
Melhorias estruturais.
Melhorias na comunicação com os responsáveis.
Sesop mais atuante.
Redução dos impactos causados pelas greves aos alunos.
Reuniões com a reitoria.
Maior circulação entre os campi de atividades culturais.
Maior incentivo de projetos culturais/científicos pelas coordenações de matérias.
Discrepância nos rankings educacionais entre os campi.
Resgate da tradição do hino.
Necessidade de eventos extraclasse.
Dentre muitas outras.



Consup 2017 - Candidato Maurílio Rossi


Esta é a primeira publicação de uma série com perguntas e respostas que a Comissão de Mães, Pais e Responsáveis do CPII Humaitá pretende publicar até o final da campanha para o Consup 2017. Candidatos podem enviar suas respostas para o email paisresponsaveishumaita@gmail.com . O material será publicado em até 24h. 

1 - Fale um pouco sobre você e sobre o que o (a) leva a lançar candidatura ao Conselho Superior do Colégio Pedro II.
R - Meu nome é Maurilio Rossi e sou pai de aluna matriculada na turma 201 neste ano. Sou ex-aluno do Campus Humaitá e tenho muito orgulho de pertencer duplamente a esta comunidade. Defendo o ensino público e laico e vejo o Colégio Pedro II como exemplo de práticas de ensino e convivência com públicos diversos. Apesar de ter apenas um ano de experiência como pai de aluna do CPII, resolvi lançar minha candidatura ao Conselho Superior por entender que posso contribuir, dando maior divulgação e visibilidade às discussões e decisões daquele colegiado e, dessa forma, ampliar os espaços de discussões democráticas sobre as decisões que afetam a vida escolar de nossos filhos.
2 - O que acha da participação dos responsáveis no colégio. Há limites para essa participação?
R - Vejo que os pais, de um modo geral, acompanham os fatos mais relevantes do colégio. Creio que todos acompanham o desempenho de seus filhos, por meio dos boletins e cadernetas. Nem todos tem tempo para participar das reuniões das comissões de pais e responsáveis, mas a maioria acompanha os assuntos pelas redes sociais. Há limites para a participação dos responsáveis. Por parte dos responsáveis, muitos tem limitação de tempo. Por parte do colégio, a participação institucional dos responsáveis é expressa no seu estatuto e regimento. Acho que os pais deveriam se envolver mais nos assuntos do colégio por meio das associações de pais e responsáveis nos Campi onde elas existem. Onde ainda não foram criadas, os responsáveis deveriam procurar mecanismos de implantá-las.
3 - Qual sua opinião sobre as reiteradas greves no CPII?
R - Como pai, vejo que elas prejudicam os alunos. Penso que os professores poderiam tentar formas alternativas às greves, na busca de seus objetivos. Por outro lado, as greves de professores são uma realidade no ensino público em todos os níveis; municipal, estadual e federal, desde o ensino fundamental até às Universidades e precisamos aprender a lidar com elas.
4 - No Campus que seu filho estuda há Comissão de Pais? Caso positivo, você tem proximidade com este grupo?
R - Sim, minha filha estuda no Campus Humaitá I e lá, temos uma associação de pais e responsáveis que engloba os Campi Humaitá I e II. Compareci à primeira reunião dessa comissão com os pais e responsáveis, ainda no primeiro semestre de 2016. Nessa reunião, os pais foram informados do papel e objetivos da comissão e eu decidi que queria fazer parte da mesma. Acredito que a participação dos pais nesses coletivos é fundamental, não só para o desenvolvimento de cada um de nossos filhos, mas para a criação de futuros cidadãos. A melhor educação para nossos filhos, nós damos pelo exemplo.
5 - Como você vê a representação democrática? Como conselheiro(a), acredita que seu voto dentro do CONSUP deverá demonstrar a vontade da maioria dos seus pares ou de uma minoria com a qual possa se identificar?
R - Penso que o sistema de representação democrática é a forma mais elaborada no desenvolvimento das sociedades. Pois, a partir de uma avaliação individual, delegamos ao outro, por meio do voto, a defesa dos nossos interesses individuais e coletivos. No caso da representação no CONSUP, uma vez eleito, por escolha de pais e responsáveis, procurarei me posicionar em sintonia com o sentimento da maioria daqueles a quem estarei representando.
6 - Você participou de alguma reunião do CONSUP como ouvinte? O que achou?
R - Sim, fui a diversas reuniões ao longo de 2016 e em 2017. Em relação às reuniões propriamente ditas, primeiro, tem a questão do quórum. Regimentalmente, é necessário um quórum mínimo de presentes para que a reunião ocorra e diversas vezes esse quórum não foi atingido. Nesses casos as reuniões são abertas e fechadas no mesmo momento. Por falar em quórum, acho importante dizer como é definido estatutariamente a representação dos diversos segmentos da comunidade no CONSUP:
Art. 2º Nos termos do artigo 7º do Estatuto do Colégio Pedro II, o Conselho Superior é
composto pelos seguintes membros:
I - o Reitor, como presidente;
II - representação do corpo docente em quantidade igual a 1/3 (um terço) do número de
campi em funcionamento, sendo o mínimo de 2 (dois) e o máximo de 5 (cinco)
representantes, após processo de consulta a seus pares; (4 membros titulares e 4 suplentes)
III - representação do corpo discente em quantidade igual a 1/3 (um terço) do número de
campi em funcionamento, sendo o mínimo de 2 (dois) e o máximo de 5 (cinco)
representantes, após processo de consulta a seus pares; (4 membros titulares e 4 suplentes)
IV - representação do corpo técnico-administrativo em quantidade igual a 1/3 (um terço) do
número de campi em funcionamento, sendo o mínimo de 2 (dois) e o máximo de 5 (cinco)
representantes, após processo de consulta a seus pares; (4 membros titulares e 4 suplentes)
V - dois representantes dos egressos, sem vínculo funcional ou estudantil com a Instituição; (2 membros titulares e 2 suplentes)
VI - tantos representantes de responsáveis legais de estudantes regularmente matriculados
em turmas de Educação Infantil ou de Ensino Fundamental quantos forem os membros
definidos no inciso II, sem vínculo funcional ou estudantil com a Instituição, após processo
de consulta a seus pares; (4 membros titulares e 4 suplentes)
VII - um representante do Ministério da Educação; e
VIII - tantos representantes do Colégio de Dirigentes quantos forem os membros definidos
no inciso II, após processo de consulta a seus pares. (4 membros titulares e 4 suplentes)
No total o Conselho é formado por 24 membros. Naquelas ocasiões em que houve quórum, durante as discussões, pude perceber:
- um alinhamento muito grande por parte dos representantes do Colégio de Dirigentes.
- que os representantes dos docentes e dos técnicos/administrativos, na maioria dos assuntos possuem alinhamento de posições.
- que a representação dos alunos (discentes), em geral segue o posicionamento dos professores e técnicos.
- que alguns representantes de pais e responsáveis apresentaram alinhamento com a posição dos docentes, principalmente no período da greve.
- que o posicionamento da conselheira Vanessa Anacleto é acompanhado pelo conselheiro Marcos (ambos representantes dos pais e responsáveis) e, na maioria das vezes eles ficam isolados.
- não pude presenciar a posição do representante do MEC.
Além disso, penso que o CONSUP, como órgão máximo de deliberação do Colégio deveria ter uma pauta mais estratégica. Presenciei diversas discussões de assuntos do dia-a-dia. Quanto mais o Conselho discutir assuntos de "varejo" menos estratégica é sua atuação. Por isso, defendo que as pautas de reuniões do Conselho sejam mais estratégicas.
7 - Como você vê os adiamentos de reuniões do CONSUP por falta de quórum?
R - Acho ruim que assuntos e decisões importantes do Colégio sejam adiados em função da falta de quórum nas reuniões do Conselho. O Regimento interno do Conselho tem as seguintes previsões:
Art. 6º Perderá o mandato o Conselheiro que:
a) faltar, injustificadamente, a 3 (três) sessões consecutivas ou a 6 (seis) sessões intercaladas;
Art. 13. O comparecimento dos membros do Conselho Superior às sessões, salvo motivo justificado, é obrigatório e tem prioridade sobre qualquer outra atividade na Instituição.
Precisamos acompanhar mais de perto as justificativas de ausências e verificar se elas são ou não pertinentes. Lembrando ainda, que os conselheiros que não possam, por algum motivo, comparecer às reuniões convocadas, podem acionar seus respectivos suplentes.
8 - Se você pudesse mudar algo no CONSUP, o que seria?
R - Defendo a alteração de seu regimento interno, deixando mais explícito as condições de perda de mandato, definindo o número máximo de ausências possíveis durante o mandato. Mesmo em relação às ausências justificadas. Sempre lembrando que, em caso de ausência do titular, pode ser acionado o conselheiro suplente.
9 - No CONSUP estão previstas reuniões ordinárias bimensais e extraordinárias sempre que necessário. Na prática, porem, rotineiramente têm sido marcadas reuniões quinzenalmente, às vezes até semanalmente. Acredita estar preparado para esta rotina de reuniões?
R - Sim. Tenho ampla disponibilidade de tempo e energias para comparecer às reuniões ordinárias e extraordinárias. Pretendo ainda, agendar reuniões periódicas com as associações de pais e responsáveis dos diversos Campi para prestar contas do mandato.
10 - Que pensa da mobilização de responsáveis com vistas a debater um novo calendário para o ano letivo de 2017, pleito em trâmite no CONSUP atualmente?
R - Sou totalmente favorável. O atual calendário escolar de 2017, foi aprovado sem levar em conta os interesses dos alunos. Lembro que esta mobilização nasceu a partir de reunião da comissão de pais e responsáveis ocorrida em Março, na qual, quase 50 pais e responsáveis decidiram que queriam lutar pela mudança do calendário aprovado.
11 - Quais são suas propostas, que podem ser levadas ao CONSUP em 2017-2018, que sejam demandas de responsáveis ou alunos do CPII?
R - Primeiramente, comprometo-me a continuar a discussão da revisão do calendário escolar para o ano 2017, sabendo que esta revisão impacta os anos 2017 e 2018. Este é o tema que mais está mobilizando a comunidade de Pais e Responsáveis no momento. Continuar essa discussão é meu primeiro compromisso com todos os pais e responsáveis. Comprometo-me ainda, a propor a revisão do regimento interno do Conselho, para deixar mais explícito as condições de perda de mandato, com o objetivo de obter quórum em maior número de reuniões e acelerar o processo decisório no âmbito do Conselho. Por último, solicitarei a inclusão de assuntos mais estratégicos nas pautas de reunião do Conselho.
12 - Use este espaço para falar algo que julgue importante. Você pode aproveitar para falar sobre como pode contribuir com a representação de pais, participando do CONSUP.
Antes de tudo, quero afirmar que entro neste processo por entender que o desenvolvimento e a melhoria do ensino público dependem muito da nossa atuação individual e coletiva.
Sou candidato também, para dar seguimento ao mandato da conselheira Vanessa Anacleto, a partir da discussão dos membros da comissão de pais e responsáveis dos Campi Humaitá I e II e a partir da solicitação de diversos pais e responsáveis que me pediram que eu fosse candidato.
Por último, sou candidato porque tenho tempo e energia suficientes para defender os interesses dos pais e responsáveis no Conselho. Além disso, entro porque julgo que possuo as competências e a experiência necessárias para cumprir o mandato, caso eleito.

Acredito, como muitos pais e responsáveis, que uma das qualidades do Colégio Pedro II é a diversidade. A mesma diversidade que é uma qualidade para a educação dos nossos filhos, para nós, pais e responsáveis, é um grande desafio. Precisamos aprender a conviver com esta diversidade de visões de mundo e crenças. Penso que meu grande desafio, como representante de pais e responsáveis no CONSUP será buscar o consenso possível na comunidade dos pais e responsáveis e dar voz a este consenso.

quinta-feira, 4 de maio de 2017

Perguntas aos candidatos ao Consup 2017-2018



Estão abertas, até dia 05 de maio , as inscrições para o Conselho Superior do Colégio Pedro II. Podem se inscrever responsáveis por alunos da educação infantil até o 9o, ano do ensino fundamental. A votação acontecerá entre os dias 22 a 25 de maio e os responsáveis votarão no campus onde o filho está matriculado. 

Para facilitar a campanha a Comissão de Mães, Pais e Responsáveis do CPII Humaitá preparou algumas perguntas para os candidatos.

Os candidatos podem preparar suas respostas e nos enviar a partir do dia 10 de maio através do email paisresponsaveishumaita@gmail.com

Pedimos aos candidatos que respeitem a data de envio para não configurar campanha fora do prazo. Publicaremos as respostas através das mídias da Comissão conforme formos recebendo. Como a campanha é curta e vai do dia 10 ao dia 21 de maio o ideal é que o envio das respostas aconteça  logo no dia 10 de maio.

Seguem as perguntas: 


1- Fale um pouco que você e sobre o que o (a) leva a lançar candidatura ao Conselho Superior do Colégio Pedro II?


2. O que acha da participação dos responsáveis no colégio. Há limites para essa participação ?


3. Qual sua opinião sobre as reiteradas greves no CPII?


4 . No Campus que seu filho estuda, há alguma Comissão ou grupo de Pais? Caso positivo, você tem proximidade com este grupo?


5. Como você vê a representação democrática dentro do Colégio Pedro II?  Como conselheiro(a), acredita que seu voto dentro do Consup deverá demonstrar a vontade da maioria dos seus pares ou de uma minoria com a qual você possa se identificar?


6. Você já participou de alguma reunião do Consup como ouvinte? O que achou?


7. Como você vê os adiamentos de reuniões do Consup por falta de quórum?


8. Se você pudesse mudar algo no Consup, o que seria?


9. No Consup estão previstas reuniões  Ordinárias bimestrais  e Extraordinárias sempre que necessário. Na prática, porém, rotineiramente têm sido marcadas reuniões quinzenalmente, às vezes até semanalmente. Acredita estar preparado para esta rotina de reuniões?


10. Que pensa da mobilização de responsáveis com vistas a debater um novo calendário para o ano letivo de 2017, pleito em trâmite no Consup atualmente?


11. Quais são suas propostas, que podem ser levadas ao Consup em 2017-2018, que sejam demandas de responsáveis ou alunos do CPII?


12.  Use este espaço para acrescentar algo que julgue importante.

*imagem do site do CPII




quarta-feira, 26 de abril de 2017

Carta aberta aos responsáveis do Colégio Pedro II

Hoje, 26 de abril de 2017, retorno de mais uma reunião do Conselho Superior do Colégio Pedro II ( Consup),  cancelada por falta de quorum. Estiveram presentes, além do reitor, Prof. Oscar Halac, 8 membros do Conselho:  3 mães ( Vanessa, Cláudia, Vera) , 3 professores ( Neila, Elaine, Manoel) 1 técnico ( William ) e 1 aluno ( Taygoara) . Além do reitor nenhum dirigente compareceu. Não é a primeira vez que uma reunião do Consup é cancelada por falta de membros suficientes nem a primeira vez que nenhum dirigente comparece. A quebra que quorum é mais frequente que o aceitável, já que a maioria dos conselheiros possuir suplente. Foram muitas as vezes que os responsáveis por alunos, conselheiros, deixaram seus afazeres e rumaram para uma reunião do Consup que não aconteceu por falta de quórum. Hoje seria reaberta a discussão do calendário de 2017 a pedido dos responsáveis com análise de duas propostas distintas que antecipam o início do calendário de 2018, bem como outros temas. 

A Lei 12.677/12 equiparou o Colégio Pedro II aos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Assim como o CPII, os IFs possuem Consup, com a diferença de que naqueles não participam responsáveis por discentes, já que os alunos são de ensino médio e podem se fazer representar.  

O Conselho Superior é o órgão máximo do Colégio Pedro II  e conta com representantes de alunos, professores, técnicos, responsáveis de alunos, ex-alunos e dirigentes e deveria funcionar com mais diligência. Nas últimas semanas, fazendo pesquisas sobre os calendários pós greve dos Institutos Federais, pude verificar que os Consup dos Ifs trabalham bem melhor que o nosso. Para se ter uma ideia, quando da suspensão da última greve em 16 de dezembro de 2016, alguns Conselhos foram convocados para o mesmo dia e os institutos retomaram aulas dia 20 de dezembro. Já o Consup do Colégio Pedro II ficou aguardando o retorno das férias dos servidores para ser convocado e não conseguiu quórum sequer para aprovar as regras das novas eleições, prorrogando em 5 meses o mandato dos atuais conselheiros. Fica a pergunta é : por que o Pedro II é assim? 

Além de terem Consup mais diligentes, os IFs, aos quais o Colégio Pedro II é equiparado por lei, descobri nas minhas pesquisas que sempre trabalham em janeiro quando acontece alguma interrupção de aulas seja por conta de greve ou qualquer motivo de força maior, o mesmo acontece com as Universidades. Neste link encontram-se 5 calendários de Institutos Federais, entre eles dois no Rio de Janeiro , que já trabalharam no mês de janeiro de 2017, retomando as aulas imediatamente após o término da última greve ou, na pior das hipóteses, voltando em 16 de janeiro, após um recesso de ano novo. Não, não na pior das hipóteses. A pior das hipóteses é a do Colégio Pedro II que, após dois meses de ocupação e mais um de férias dos servidores, retomou as aulas somente em fevereiro. E quanto começamos a falar em aproveitar janeiro para adiantar o ano letivo tudo que ouvimos foi que os servidores não vão aceitar. Por que o Pedro II é assim?

Quando terminei de fazer a pesquisa me convenci que não há nada de errado em lutar por um calendário melhor para os alunos, que encerre o ano de 2017 em 8 de fevereiro de 2018 em lugar do vigente que se arrastará até 29 de março. Não há nada de errado pois os Institutos Federais, assim como Universidades, Municípios e Estados em todo o Brasil trabalham durante o mês de janeiro . Ao invés de parecer uma punição aos professores, como alguns costumam dizer, o uso do mês de janeiro ( que no calendário que defendemos terá apenas uma semana de aulas e provas finais) constitui o fim de um privilégio. O privilégio que os servidores do Colégio Pedro II possuem de, mesmo em anos de greve,  gozarem férias integrais antes do fim do período letivo. 

Na minha pesquisa vi como claro que não existe qualquer cassação de direito dos professores. Os professores não terão nem um dia a menos de férias no ano letivo de 2017 caso seja aprovada nossa proposta. Apenas terão as mesmas fracionadas , permitido pela Lei 12.772 no recesso de inverno e os 30 dias restantes deslocados de janeiro para fevereiro/março. Nossa proposta se baseia na premissa "ganhamos juntos/ perdemos juntos' que parece ser abraçada por todas as demais instituições de ensino.

É importante dizer que existe ainda outra proposta, oferecida pelas conselheiras mãe Claudia, Vera e Luciana, que aceita manter as férias dos professores em janeiro e ainda antecipa em alguns dias o período letivo de 2018 mas nem isso hoje os dirigentes quiseram ouvir no Consup, já que não compareceram. E vejam que a questão aqui nem é o mérito dos nossos pedidos, pois no debate da reunião podemos ou não vencer nossas demandas. O problema é sequer sermos ouvidos.  Por que no Pedro II é diferente? 

Não tenho uma resposta para o fato de o Colégio Pedro II, apesar de instituição de excelência com quadro brilhante de professores e trabalho pedagógico tão incrível ( só quem é Pedro II sabe de nosso orgulho tendo o filho pertencendo a esta casa) , ainda apresente tantas dificuldades para implantar uma verdadeira gestão democrática, com fortalecimento do Consup e dos segmentos que dele participam, de desapegar do privilégio de férias em janeiro (em casos excepcionais, como o da greve) de ter mais diligência nos procedimentos internos. Não tenho uma resposta para estas questões, apenas um sentimento. O sentimento de que é preciso mudar o quadro e sairmos da bolha em que vivemos. 

Do lado de fora da bolha as outras instituições estão trabalhando melhor. Ou mudamos, ou saímos desse engessamento, ou ficamos para trás. Dia 2 de maio começam inscrições para o novo Consup. Responsáveis de alunos da Ed. Infantil até o 9o. ano do Ensino Fundamental podem se candidatar,  ajude-nos a sair dessa bolha. Saiba como aqui 

Vanessa Anacleto - Membro do Conselho Superior do Colégio Pedro II


segunda-feira, 17 de abril de 2017






ATENÇÃO FAMÍLIAS!

           COMEÇA NESTA TERÇA-FEIRA, 18/04, O PLANTÃO VOLUNTÁRIO PARA ADESÃO AO ABAIXO ASSINADO QUE APOIA A REVISÃO DO ATUAL CALENDÁRIO LETIVO 2017.

Local: Pedrão Humaitá - portão de entrada

ANOTE:

DIA 18/04 - DE 13:00 às 15:00h  - mãe Maria Paula

DIA 19/04 - DE 7:00 às 8:00h - mãe Adriana

Passe para assinar! Seja voluntário! 
Em apenas uma hora podemos coletar muitas assinaturas.


ELEIÇÕES PARA CONSUP (CONSELHO SUPERIOR)

            DIVULGAÇÃO DE CALENDÁRIO 

*Inscrição dos candidatos - de 02 a 05/05, de 9 às 17, no protocolo geral do prédio da reitoria.

* Homologação e divulgação da lista de candidatos - 08/05 (a partir das 14h)

* Período de campanha eleitoral - 10/05 a 21/05

* Solicitação de credenciamento de fiscais para a apuração - 11 e 12/05 no protocolo geral de 9 às 17h

* Entrega de credenciais aos fiscais - 15 e 16/05 no protocolo geral da reitoria 

* Votação - de 22 a 25/05

VAMOS PARTICIPAR!!!!