domingo, 9 de fevereiro de 2014

Pedrão (Humaitá II) - Relato da reunião da Comissão com a Direção

A Comissão de Mães, Pais e Responsáveis do CPII Humaitá foi recebida em reunião com a nova Direção do Humaitá II (Pedrão). Fomos muito bem recebidos e apresentamos diversos assuntos neste primeiro contato e temos vários pontos para divulgar.

Leiam abaixo, a ata da reunião.




Data: 05/02/2014


Hora: 11:30 às 13:10


Local: Gabiente Direção - CPII Humaitá


Presentes:  
Direção CPII Humaitá II -Diretora Geral, Soraya; DIretora Administrativa, Jaqueline; Diretora Pedagógica, Claudia  e Coordenador do 3º Turno, Octavio | Comissão: Marcia Rodrigues, Marise Barros, Patricia Boueri, Flavio Neher

Notas sobre a pauta que levamos

1.     Rápida apresentação da Comissão, como nos formamos, como "trabalhamos", quem faz parte, Regimento Interno, etc.
Breve exposição com aparte dos quatro membros presentes. Foi  entregue à Profa. Soraya uma pasta com impressos sobre a  Comissão - acessos, objetivo, membros, regimento etc (fonte:Blog) - e telefones dos membros da Frente de Comunicação.
2.     Espaço para as reuniões da Comissão.
Direção vai  ceder sala para reuniões da Comissão. Ficou acordada a consulta prévia à direção do dia e hora escolhido  por consenso para cessão da sala. Previsão de reuniões mensais.
3.     Nossa presença na primeira reunião das turmas para apresentação da Comissão  +  apoio da direção para a eleição de mães/pais representantes para todas turmas. (Faríamos isso logo nas primeiras reuniões? Essa foi nossa ideia ano passado)
Permitida a presença da Comissão nas reuniões, com direito a fala e entrega de filipeta registrando os canais de comunicação. Direção vai liberar calendário.
As reuniões serão por série e devem acontecer às 18 horas durante a segunda semana de aula.  
A eleição dos pais representantes foi acolhida, mas sem fixarmos o método de votação. A Diretora Soraya informou a volta do CART - Conselho de Aluno Representante de Turma. As reuniões do CART deverão ser ouvidas, sempre que possível, pela Direção Geral, Pedagógica e Reitoria. Representando a Reitoria, poderá ser o Magnífico Reitor Oscar Halac ou o Prof Flávio Balod, Pro-reitor de Ensino. A diretora geral registrou que este fórum, no entanto, não elimina o incentivo  à melhor integração colégio-famílias, (alunos de 6º ano EF ao 3º EM).
4.     Possibilidade de fazer reuniões por turma e não por série, ou pelo menos , se for por série, que sejam separadas por turno.
As reuniões serão por série, mas o 1º ano do EM terá reunião separada para privilegiar os  informes às famílias dos alunos novos.
A direção informou que  as reuniões por turno registram baixa presença dos responsáveis e que às 18 horas é conveniente para a maioria dos pais que trabalham e podem, excepcionalmente, programar/pleitear neste dia a saída mais cedo do serviço.
5.     Ampla divulgação dos programas, projetos (DELPHI, escolas técnicas, OBMEP etc) e parcerias que o CPII possui logo no início do ano.
A Profa. Soraya reconheceu que a divulgação dos projetos pode - e será - melhorada. Ela esclareceu que os projetos são desenvolvidos pelos departamentos e muitas vezes não ganham no campus  a devida projeção, sendo esta uma responsabilidade da direção geral.  A Comissão citou os programas/projetos acima, mas registrou que apoia o incentivo ao conhecimento. Oportunidades e  ações acadêmicas devem ser amplamente divulgadas para contagiar os estudantes, envolver as famílias  e projetar bons resultados para o CPII e o campus Humaitá II. A Direção citou o desinteresse pela Prova Brasil como outro desafio a ser  enfrentado.   
6.     Entrega dos Pontos Nodais no principio do ano letivo.
A direção se compromete a divulgar os Pontos Nodais duas semanas antes das certificações. Informou que para cumprir esta  antecedência exige que o professor informe à direção um mês antes.  
A liberação no começo do ano, segundo a direção, “engessa” o professor e cria uma expectativa desnecessária nos alunos,.  Cada grupo tem ritmo próprio de apreensão da matéria e cabe ao professor dosar a entrega e a cobrança do conteúdo, respeitando a individualidade de cada turma.
7. Participação nos Copas.
O COPAS acabou! Agora há o Conselho Administrativo e o Conselho Pedagógico. A Direção permitiu o acesso da Comissão (máx. 2 representantes) e enviará convite.
8.  Possibilidade de reunião com os pais com uma maior frequência.
A direção reconhece que poderiam acontecer mais  encontros presenciais, mas em ano de Copa e eleição haverá o esforço para promover ao menos mais uma reunião no segundo semestre.
9. Autorização para refazer o mural da Comissão na frente do colégio.
Autorização concedida e festejada!
10.  Autorização para colocar a faixa de boas vindas.
Autorização concedida.
11. Liberação do laboratório de informática no contra-turno para uso dos alunos que tem restrição à internet fora da escola.
A diretora geral anunciou o projeto” Informática para Todos”, a partir de março. Através de agendamento o aluno, no contra-turno, poderá usar o laboratório de informática para pesquisa e estudo.  

Outros assuntos tratados

Comunicação dedicada - a técnica Vanessa Marinho é a nova assessora de comunicação do campus Humaitá com o desafio de dinamizar a comunicação via site do CPII Humaitá. O objetivo é melhorar a comunicação do colégio, criando nas famílias o hábito de acessar o site para obter informação. A direção quer também reduzir a quantidade de impressões/comunicados e evitar o desperdício de papel que muitas não chegam aos responsáveis.


Sustentabilidade ( reduzir, reusar …) - O projeto de sustentabilidade não se restringe à economia de papel. A direção incentiva também a redução de descartáveis e a adoção de canecas, a começar pelos  professores.


Elegância e capricho no vestir - A Direção informou que haverá maior cobrança com relação ao uniforme, com atenção especial às saias (comprimento e bom estado do feitio). O objetivo é garantir conforto e correção no vestir, valorizando a imagem do CPII também através de um uniforme bem cuidado e bem trajado. A Comissão informou que encaminhará ao reitor e ao CONSUP apoio à adoção da bermuda como opção para o uniforme dos meninos. (Posteriormente foi aprovado pelo reitor o uso do uniforme de educação física para todos os alunos até 30 de março).


Livro de Francês - o livro 1 (6º e 7º anos) ainda não saiu da editora, mas a direção esclarece que só será usado na segunda certificação. O livro 2 (8º e 9º anos) já está disponível na Distribuidora DISAL, Rua Real Grandeza, 80, tel.: 3579-9060. A dupla, livro + caderno de exercícios, custa R$ 139,50.


Jardim 2014 - A direção pediu a colaboração da Comissão para melhorar o jardim através da doação de mudas de plantas.

Quadros - As salas de aula precisam de novos quadros de cortiça. São necessários 42 quadros e o tamanho ideal é 1,20 X 1,20m. A comissão vai consultar as famílias para ajudar a melhorar os murais das turmas.

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