terça-feira, 26 de maio de 2015

Carta Aberta

À Comunidade Escolar do Colégio Pedro II,
Inicialmente, gostaríamos de reafirmar nossa crença no Colégio Pedro II como escola de excelência e formadora de cidadãos críticos e na Escola Pública como valioso espaço democrático de convivência e formação.
Somos parte de um grupo de responsáveis desejosos de compartilhar experiências, de participar e dispostos a nos unir na busca de uma escola melhor, de melhores condições de trabalho para seus professores e técnicos e na construção de um país que zele pela educação de seus jovens.
Para fins de registro, vamos lembrar algumas das ações da Comissão de Mães, Pais e Responsáveis Humaitá que envolveram as famílias do Colégio Pedro II nos últimos 2 anos:
  • Criação em 2012 de canais virtuais de diálogo e reflexão das famílias: Blog dos responsáveis dos campi Humaitá I e II com mais de 43 mil visualfizações e página no Facebook com mais de 800 membros.
  • Criação e divulgação na rede social da cartilha “O que é Consup”, levando informações importantes à comunidade escolar sobre a 1ª consulta para eleição dos representantes no Conselho Superior.
  • Participação nas eleições do Consup nos biênios 2013-1014 e 2015-2016, consolidando a representação das famílias no Conselho Pedagógico e elegendo para conselheiros titulares e suplentes pais dos campi H I e H II;
  • Mobilização da comunidade em torno da greve de técnicos e docentes de 2014, para entender as reivindicações das categorias, refletir o impacto da paralisação e expor a posição das famílias que divergiam da greve.
  • Criação e divulgação de um abaixo-assinado que registrava a falta de professores e funcionários do Colégio Pedro II e solicitava providências. O documento foi entregue em mãos ao Secretário de Educação em Brasília por uma mãe. Contou com mais de 2000 assinaturas.
  • Participação nos conselhos pedagógicos durante o ano de 2013.
  • Apoio ao prof. Edu Vicente na criação e divulgação da campanha “”Bermudas Já”.
  • Doação de 55 Quadros de Cortiça para o Campus Humaitá II.
  • Recomposição do (pátio) jardim do Campus Humaitá I.
  • Projeto “Passei” 2014/2015 de arrecadação de doações de uniformes e livros.

Entretanto, o senso crítico e a consciência cidadã que nos permitem enxergar o valor desta escola, apesar dos seus diversos problemas, e ofertar nossa disposição para ajudar, também nos impelem a realizar cobranças no sentido de ajudar a construir um Colégio Pedro II cada vez melhor. Neste documento, tratamos de uma dessas cobranças.
A experiência cotidiana de cada um de nós, a experiência profissional de alguns e os diversos relatos compartilhados nos permitem afirmar que as frequentes greves e paralisações pelas quais passa o Colégio Pedro II trazem graves prejuízos à formação pedagógica de seus alunos, com sérias consequências para alguns deles, e forte desgaste das relações da escola com os responsáveis.  Acabam por nos colocar, docentes/técnicos e responsáveis, em lados opostos de uma busca que deveria nos ser comum: a de uma escola melhor com docentes, técnicos e alunos valorizados.
Acreditamos que mais do que nunca o presente momento é de união. O momento é de sensibilizar a sociedade em prol da educação do país e fazer uso das estratégias coletivas, das forças somadas, das redes sociais, dos espaços na mídia e o que mais conseguirmos pensar juntos, para cobrar, para conquistar, para construir. Acreditamos que o século XXI evoca uma cidadania por participação, real e virtual, que abrace muitos e diversos, em quantidade muito superior à presença registrada nas assembleias sindicais que votam as greves e também nas reuniões de pais.
A mobilização em torno do tema educação deve inspirar e incluir a todos e o que temos testemunhado ao longo das consecutivas e longas greves no CPII (2011, 2012 e 2014) é exatamente seu oposto, a intolerância por parte das famílias que entendem que nenhum processo pedagógico resiste quando a greve torna-se parte do calendário letivo. Mas há pais, mães e responsáveis comprometidos em entender, contribuir e defender o CPII e a escola pública.
Por isso, vimos dizer, mais uma vez, que estamos dispostos a uma caminhada lado a lado, rumo ao que nos une, ao que nos é comum. Estamos aqui para solicitar que profissionais da educação do Colégio Pedro II considerem este nosso convite  à união quando dos debates da pauta de reivindicações, bem como das deliberações acerca das formas de mobilização.

Comissão de Mãe, Pais e Responsáveis do CPII Humaitá.

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