segunda-feira, 7 de julho de 2014

Notícias da greve

Hoje é o 52º dia consecutivo da greve dos servidores - professores e técnicos-administrativos em educação - do Colégio Pedro II, a terceira greve de longa duração em quatro anos. 

A greve está na reta final, o fim já foi votado, porém não será imediato.

Nesse meio tempo, procuramos passar a mensagem de que urge buscar outras formas de reivindicação que não prejudiquem tanto e de forma tão irreversível os alunos, única razão de ser das instituições de ensino.

Protocolamos no Ministério Público do Trabalho uma "Representação para Mediação do Dissídio de Greve" onde pedimos que o MPT mediasse as negociações visando que tanto o Sindscope quanto o governo assumissem a responsabilidade de dar fim o mais rápido possível à greve.

Em repetidas assembleias marcadas espaçadamente, por vezes com mais de uma semana de intervalo, os servidores votaram a continuação da greve, mantendo paralisadas todas as aulas, inclusive a das crianças pequenas e as de séries "críticas", como o 1º, 5º e 9º anos EF e o 3º ano do Ensino Médio. Alunos fizerem vestibular da UERJ sem revisão em sala de aula. Estão há 52 dias estudando sozinhos. Foi interrompida de forma irreversível a continuidade do processo pedagógico.

As "atividades de greve" propostas para os alunos não contemplaram o currículo de todas as matérias. Não houve plano de contingência para mitigar os efeitos de uma paralisação por tempo indeterminado. 

Em 17 de junho, o STJ determinou o fim da greve dos servidores federais de educação. A despeito da liminar, o sindicato nacional, Sinasefe, e o sindicato do CPII, Sindscope, votaram pela manutenção da greve.

Porém, em plenária realizada em 5 de julho, o sindicato nacional, Sinasefe, aprovou a  SUSPENSÃO DA GREVE no dia 10 de julho. O Sindscope já havia anunciado que referendou o indicativo de greve do Sinasefe (da plenária anterior) em sua última assembleia. Uma reunião do Comando de Greve será realizada hoje onde, segundo o Facebook do Sindscope, "os servidores em greve vão se reunir para delinear princípios e proposta para o calendário de reposição de aulas". A assembleia do dia 10 de julho deverá votar em definitivo o FIM DA GREVE e determinar a data do início das aulas. Mais informações podem ser encontradas nas páginas do Facebook dessas entidades - Sindscope Cpii e Sinasefe Nacional.


Nenhum comentário:

Postar um comentário