quarta-feira, 19 de março de 2014

Nota sobre a Paralisação de hoje

A Comissão de Mães,  Pais e Responsáveis do CP II Humaitá lamenta que os professores e técnicos do colégio paralisem as atividades escolares nesta quarta-feira, 19/03, sem fazer qualquer comunicado prévio à comunidade escolar; sem informar às famílias e aos alunos qual é a pauta de reivindicações e sem contextualizá-la e/ou projetar seus impactos no CP II. Compartilhamos as mesmas preocupações e reclamações, mas nossa participação no Dia Nacional de Luta pela Educação foi descartada. 


Lamentamos que os professores e técnicos ignorem o diálogo que fomentamos diariamente na comunidade escolar, desde 2012. 


Lutamos pela educação pública, laica e de qualidade para todos as crianças e jovens. Neste momento nossos filhos estão matriculados no CPII e por isso estamos organizados, mas nos move uma responsabilidade cidadã transcendente e corajosa. Sabemos que estamos fazendo história, mudando a cultura autoritária que afastou as famílias da escola e enfraqueceu o ensino público, que tem por premissa a igualdade e a liberdade.

Acreditamos na construção de uma Política Nacional de Educação que atenda ao projeto de país que queremos para nossos filhos e para as gerações futuras. Um país diferente, melhor. Queremos contribuir para o debate e a formulação de uma política nacional para a educação construída e legitimada pela sociedade, que honre a Constituição de 88 e que não tenha inspiração político-partidária, nem sindical e tampouco seja dirigida por ambições pessoais.

Estamos ao lado dos professores e técnicos, mas não podemos parar. Não acreditamos nos resultados pactuados a partir das greves. Fossem válidos, as históricas e longas greves da educação já teriam garantido uma realidade bem diferente da atual. Perene e crônica é a falta de bons resultados escolares; a desvalorização crítica dos professores; a precariedade dos quadros administrativos nas escolas públicas; a má política que entrega soluções datadas, sempre com investimentos que nunca atingem dois dígitos. Tudo regado a muita desinformação.

A Comissão abriu também, recentemente, um canal para reunir sugestões de mobilização alternativas à greve. Leiam as contribuições que estão postadas em  https://www.facebook.com/events/378480192293603/ e que postaremos no blog em breve.

Abram as escolas, convoquem os alunos e as famílias! Falem para a sociedade, informem! Compartilhem medos, desejos, saber! Espalhem as reivindicações no dia a dia do país! Provoquem a cidadania! Estendam a mão!

O Brasil tem uma educação ruim e mudar essa situação é responsabilidade de todos.
Podem começar a chamada: estamos PRESENTES! UNIDOS PELA EDUCAÇÃO!

Conheçam nossa mobilização em: www.paiscp2humaita.blogspot.com.br
www.facebook.com/ComissaoMaesPaisResponsaveisCP2Humaita

Um mais um é sempre mais que dois! 

14 comentários:

  1. Apoiado! Totalmente apoiado! Parabenizo e agradeço aos pais que tem participado de forma mais ativa nesta Comissão. Nem sempre posso estar junto, mas fico imensamente feliz de ver nossa representação tão madura. A nota foi perfeita. Lúcida, objetiva e comprometida. Abraços a todos! Que esse momento tão importante também ajude a mobilizar ainda mais o conjunto dos pais, mães e responsáveis do CPII.

    ResponderExcluir
  2. Totalmente de acordo!!!

    ResponderExcluir
  3. Concordo com tudo que foi dito neste post. Contem comigo.

    ResponderExcluir
  4. Sou pai de aluno da unidade são Cristóvão, sou funcionário de BANCO PUBLICO FEDERAL,quando queremos fazer assembleia geral. não fechamos os Bancos durante o expediente e sim realizamos a assembleia apos o horário bancário.SERÁ QUE A EDUCAÇÃO NESTE PAIS NÃO É IMPORTANTE a tal ponto de suspenderem as aulas para a realização da assembleia? É um caso lamentável, NOTA ZERO PARA O MOVIMENTO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apenas um esclarecimento Sr. Fialho. Ontem houve uma paralisação nacional. A assembleia que decidiu sobre a paralisação de ontem foi no dia 17/03/2014

      Excluir
    2. Concordo com tudo que foi dito..Espero que isso nao volte acontecer

      Excluir