A Comissão de Mães, Pais e Responsáveis do CP II Humaitá segue mobilizando a comunidade escolar e ampliando a rede de comunicação e ação para fortalecer o colégio e valorizar a educação pública.
Com a notícia do indicativo de mais uma greve nas instituições federais de ensino para 21 de abril, e provável votação dessa greve no CPII, a Comissão criou um evento na sua página do Facebook para encontrar formas de mobilização permanente e alternativas para que as paralisações e greves sejam, de fato, o último recurso na luta das categorias comprometidas com a educação.
Esta construção coletiva é fruto do desejo de muitos de que toda a comunidade escolar participe das reivindicações por um ensino de qualidade no Colégio Pedro II.
Unidos pelo mesmo propósito: educação de qualidade.
Leia abaixo o resumo das postagens:
Formas Alternativas e Inovadoras de Mobilização Permanente
ABRAÇAÇO
“Marcarmos num sábado encontro na porta da Pequena Cruzada e darmos as mãos em volta da escola (campi provisório do Pedrinho), como aconteceu com a escola municipal Friedenreich, do Maracanã”.
EDUCAÇÃO VIRAL!
“A aula de hoje é sobre EDUCAÇÃO. LIGUEM OS CELULARES, GRAVEM E VAMOS COMPATILHAR ESTE APRENDIZADO! Os professores em sala orientam os alunos a ligar os celulares pra gravar uma aula sobre a educação (conteúdo e desdobramentos livres). Um dia só sobre educação! Gravar e postar, viral! “
CADÊ A EDUCAÇÃO PÚBLICA?
“Os professores vão discutir o Plano Nacional de Educação com a comunidade escolar! Aulas públicas pra ensinar que só avançamos e garantimos um futuro melhor para as próximas gerações se a EDUCAÇÃO FOR PÚBLICA, LAICA, LIVRE E COM QUALIDADE PARA TODOS!!!!!”
OCCUPY EDUCAÇÕES
“Greve de ocupação, operação padrão. Denúnciar no Facebook parlamentar que votou contra Educação ou quem se omitiu (abstenção é omissão, neste caso); twittaços; passeatas de pais e alunos convocadas pelo Facebook. E que os alunos lutem para terem aulas e não em "apoio a categoria". Apoiar as reivindicações sem abrir mão dos direitos.”
“Mega paralisação em um dia diferente das paralisações nacionais para que as questões do CPII ganhem destaque e visibilidade. Por exemplo, em um final de semana na praia, para que não se pare o trânsito e a reinvidicação ao invés de ganhar simpatizantes resulte em antipatia pelos transtornos causados. Sugiro o lugar onde os acontecimentos ganham uma lente de aumento para os olhos da sociedade: o Leblon.”
“O Fazendo Arte poderia fazer uma perfomance rápida em cada parada de sinal em frente á escola,no sábado, com o tema das reinvindicações para melhorar o ensino na escola. O mesmo poderia ser feito em cada campus que houvesse um polo de teatro, coral... isso tudo com divulgação para a grande mídia.”
“Eu sugiro UM DIA de MEGA paralisação só do CPII - Mega porque incluiria manifestações, movimentos nas portas dos campi, outras atividades- MUITA visibilidade para as questões do CPII. Um dia só, mas com servidores - e quem sabe toda a comunidade escolar - mobilizados, aparecendo, dando o seu recado.”
AULA, AULA, AULA!
“Uma ação com alunos pedindo o DIREITO DE TER AULA pode ser bastante eficiente!”
“Sugiro que os responsáveis de alunos vão para a rua exigir aulas e aulas de qualidade para seus filhos.”
“Aulas públicas, associando o local à disciplina e ao tema educação; Biologia na praia em frentre ao Copacabana Palace, num sábado; Artes em frente ao Museu de Belas Artes, no Centro; História na escadaria do Teatro Municipal etc), Esporte no Maracanã, com alunos e famílias vestidas de estudante (uniforme social e Educação Física). Folhetaria para distribuir à sociedade e argumento para abordagem. Artes pode propor instalação. Agenda fechada e entregue como pauta à imprensa, cobertura na rede e postagem dos alunos para repercutir o evento. Tem que acontecer em áreas de todos os campi.”
“No ano passado um dos momentos mais lúdicos e educativos na forma de manifestar foi a Aula Pública realizada pela escola Municipal Friedenreich no Pátio da Prefeitura. Foi lindo e surtiu efeito. Na luta pela preservação da escola usamos vários atos alternativos, exatamente por que envolvia crianças, então nossa meta era protegê-las em primeiro lugar. Foi muito emocionante”
EU TE AMO PEDRO II
“Vamos fazer um vídeo, com pessoas da comunidade escolar falando do seu amor pelo colégio e dos problemas .E divulgar em todas as mídias.”
INFORMAÇÃO TRANSPARENTE
“Acredito muito na visibilidade. Quem é visto é lembrado principalmente na mídia. Os professores e técnicos do CPII assim como nós pais dos alunos podemos expor todas as mazelas existentes de forma clara como por ex: A Unidade tal possui tantos alunos, tantos professores concursados das áreas tais; tantos professores temporários nas áreas tais; as instalações da Unidade estão em tais condições; existem tantos técnicos para tais atividades, e então apresenta-se as deficiências: desses professores tantos estão de licença por tais motivos; tantos irão se aposentar em tantos meses ….; faltam tantos professores de matérias tais e técnicos para a Unidade tal. Os salários estão no valor tal com defasagem de tanto de acordo com a Inflação atual e então o salário para o cargo tal de acordo com a inflação deveria ser tanto e assim para os demais cargos. E também a partir daí as reivindicações são por ex: aumento do salário do prof para tanto com vale alimentação e outros, aumento do salário do técnico com vale alimentação de tanto, instalação de ar condicionado e por ai vai. E ainda, a Unidade tal não possui estrutura para alunos com deficiência, não possui um plano de aulas para alunos especiais e assim segue. Sendo montado um projeto das necessidades por cada Unidade do Pedro II, creio que o reitor consiga rapidamente sanar os motivos que possam levar à greve, olhando não apenas a estrutura como a de um colégio público, mas para ter gestão que possa evitar greves. E aí passasse a divulgar na internet, nos jornais, na tv esses problemas pois creio que o governo com o interesse de reeleição não veja com bons olhos sofrer uma greve.”
“Sugiro que professores e técnicos falem com e para a sociedade, aqui mobilizando alunos e famílias para as reivindicações e desafios de cada segmento. Abrindo um canal de troca, apoio e força. As Comissões de Pais e os Grêmios & respectivos canais são boas frentes para fortalecer todas as ações e vozes”
“Para começar, acho que deveria haver por parte das organizações oficiais dos servidores um esclarecimento para TODA a comunidade CPII sobre as reinvindicações específicas dos servidores, já que o CPII tem a particularidade de ter o Ensino Fundamental como pilar de sua estrutura. Independente das reinvidicações de outras organizações de trabalhadores. E , a partir daí ...como CONCILIAR os interesses de servidores, alunos e responsáveis?”
SUGESTÕES EM CASO DE GREVES
“Sugiro que de imediato todos os professores divulguem o conteúdo programático que será ministrado neste ano e suas respectivas referências bibliográficas para que responsáveis e alunos possam se organizar para estudo solidário ou não enquanto houver greve.”
“Sugiro que os professores caso decidam entrar em greve, em vez de paralisar as aulas, deixem apenas de lançar as notas das provas. Eles corrigem as provas, não as entregam, divulgam o gabarito, mas não lançam as notas.”
“Em cada semana de greve tenha um dia de paralisação, mas uma paralisação com substituição neste dia dos horários de aula por atividades feitas entre alunos e professores com repercussão / visibilidade na comunidade e na mídia, como por exemplo: atividades de conscientização na comunidade sobre meio ambiente, cidadania, direitos humanos, história, arte, política, etc. Estes dias de paralisação seriam em dias alternados, ou seja, na primeira semana - 2a feira, na segunda semana - 3a feira, na terceira semana - 4a feira e assim por diante. Nos dias de paralisação alunos, professores e técnicos iriam à escola e participariam dessas atividades. Se os responsáveis acharem que a interrupção de um dia todo de aula, pode trazer prejuízos, então, poderiam realizar paralisações parciais, portanto as mesmas ocorreriam após o horário do recreio. Em cada dia desse, se interrompem as aulas após o recreio para fazer esse trabalho de conscientização na comunidade, que pode ser na frente da escola ou em lugares públicos. Aproveitando com esse movimento, desenvolver nos alunos ideias de ordem humanitárias, sociais e políticas em todos os segmentos da sociedade, inclusive e principalmente na sua vida escolar.”
“Em caso de greve, sou a favor da transmissão online das assembleias do sindicato dos servidores para que toda a comunidade escolar se sinta incluída nas decisões que afetam a vida escolar dos alunos (na greve de 2012 algumas plenárias do Sinasefe usaram este recurso). Além da transmissão online, acho que uma forma das decisões das assembleias terem uma maior representividade é a votação das greves se dando em cada campus, diminuindo inclusive a ausência dos servidores nas assembléias por conta de deslocamentos. A resistência dos sindicatos em usar estes recursos tecnológicos, facilitando a votação para os servidores, dá muita margem á desconfianças. Não existe inovação sem riscos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário