quarta-feira, 16 de abril de 2014

Comissão dá entrevista e lê carta em Assembleia do Sindscope

A Comissão de Mães, Pais e Responsáveis do CPII Humaitá leu ontem uma carta no início da assembleia do Sindscope, o Sindicato dos Servidores do Colégio Pedro II.

Na assembleia, foi aprovado pela maioria dos servidores presentes o "Estado de Greve" e uma paralisação de 24 horas no dia 30/04/2014, onde será decidida a data de início da greve (em maio). Mais informações podem ser encontradas no site ou Facebook do Sindscope.

No dia 14/4/2014, uma mãe, representando a Comissão, deu entrevista a Neise Marçal, do programa Redação Nacional, da Rádio Nacional. Após a entrevista, a produção do programa quis entrevistar alguém do sindicato para ouvir suas reivindicações. Ao ser procurado pelo programa ontem, após a assembleia, o sindicato não quis participar.

Segue abaixo o texto lido pela Comissão. 



 Comissão de Mães, Pais e Responsáveis do CPII Humaitá
 


Prezados Servidores,



Nós, Mães, Pais e Responsáveis do CPII Humaitá, viemos hoje a esta assembleia trazer nossa posição como responsáveis de alunos.


Primeiro, gostaríamos de agradecer o espaço e dizer que a partir da longa paralisação de 2012 nos sentimos estimulados a participar mais da educação dos nossos filhos, a nos comprometer com ações concretas, apesar de nossas vidas atribuladas, para que esta educação seja a que sonhamos quando colocamos nossos filhos nesse tradicional colégio.


Respeitamos profundamente a instituição e seus funcionários. Por isso, queremos estar juntos e solidários nas questões que envolvem as demandas particulares do Colégio Pedro II. Para isso, mais do que ler a pauta de revindicações nacionais, precisamos entender as demandas dos professores e técnicos. É necessário que se abra um amplo debate. É necessário que sejam inaugurados espaços onde possamos dialogar. Precisamos encontrar os pontos que nos unem, não os que nos separam, para que possamos alinhar nossas intenções, propósitos, ideias e ações.
Estamos abertos ao diálogo - estamos pedindo esse diálogo. Estamos prontos para utilizar os meios e energia que temos empregado para chamar atenção da sociedade sobre os problemas do colégio. Temos buscado pensar formas alternativas de mobilização e é isso que viemos propor a vocês: uma parceria nessa empreitada, usando instrumentos diferentes, que não sejam paralisações e greves, sobretudo depois das longas greves de 2011 e 2012.
Viemos aqui propor CONSTRUIR JUNTOS outras formas de mobilização. A escola municipal Friedenreich, do Maracanã, foi exemplo de como a mobilização efetiva com toda a comunidade escolar pode dar certo. No último sábado, promovemos um ato pela educação pública de qualidade em frente ao campus Humaitá II. Podemos pensar em ações como essa; em aulas públicas na porta dos campi ou outros lugares de destaque; em uma mega paralisação de um dia, para que as questões do CPII sejam enfatizadas; em pequenos vídeos com a participação de todos os segmentos falando sobre os problemas do colégio.

Enfim, viemos aqui sem defesas para pedir que, antes que mais uma greve se concretize, que abram a escola! Que convoquem os alunos e as famílias!
O Brasil tem uma educação ruim e mudar essa situação é responsabilidade de todos. Vamos começar arrumando nossa própria casa, o Colégio Pedro II.
Vamos espalhar as reivindicações no dia a dia da escola, da cidade, do país!
Vamos provocar a cidadania!
Estamos UNIDOS PELA EDUCAÇÃO!
Podem começar a chamada. Campus Humaitá I e II Presentes.



(Leia a carta também aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário