quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Notícias da Reunião em Brasília

A Representante dos Pais/Responsáveis no Conselho Superior, Marta Castilho , nos enviou um breve relato sobre a reunião em Brasília no dia 10/09/2013

Reunião CONSUP 10/09 – Brasília
Fomos recebidos inicialmente por dois assessores Alessio e Nulia. Na segunda metade da reunião, o secretário apareceu.
A profª Vera expôs o problema, chamando atenção para a especificidade do CP2 face aos demais IFs, que só têm ensino médio. Falou dos ofícios da reitoria e da ADCP2 solicitando a inclusão dos pais e responsáveis no colégio eleitoral e também da manifestação da ANDIFES a favor da mudança da legislação para o CPii.
William falou sobre a participação dos alunos nas eleições passadas e que a solicitação não era apenas para os pais participarem, mas, sim, de ampliar a participação dos alunos do Fundamental.
Neila falou sobre o consenso dos diversos segmentos representados no CONSUP acerca da questão. Essa concordância fazia com que a decisão fosse uma decisão mais de cunho político do que legal. A definição do colégio eleitoral (alunos votam a partir do 6º ou do 8º ano? os menores são representados por P&R) se daria no CONSUP. William reforçou necessidade de acordo político acerca da questão.
Alessio afirmou que o MEC considerava que as eleições para diretores-gerais dos campi eram atribuição do CONSUP, diferentemente da eleição para Reitor. Afirmou existir um “risco” caso haja brecha legal mas que há autonomia para o Conselho determinar.
Para as próximas eleições para reitor, a legislação tem que ser alterada – ao que William agregou que isso deve ser feito no âmbito do GT que discute a democratização das IFs.
Secretário agregou que para se ter mais segurança legal, deveria se obter um parecer jurídico. Mas que a decisão quanto à composição do colégio eleitoral cabia ao CONSUP. Alertou também para o fato de que os pais constituem um número elevado e que poderiam decidir uma eleição. Nesse ponto, William falou que isso poderia ser contornado com a necessidade de “inscrição” dos pais para votar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário