quinta-feira, 2 de maio de 2013

Bombinha no CPII Humaitá - Grave e perigoso


Soubemos da explosão de uma “cabeça de nego” no banheiro masculino do CPII Humaitá II (Pedrão), que teria afetado a audição de um aluno que estava no banheiro no momento da explosão. Lamentamos muito o ocorrido.

Esta notícia vem dar força à campanha que se iniciou no dia 25 de abril e que no momento coleta assinaturas num abaixo-assinado que pode ser acessado em http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=PaisCPII

Parte do texto da campanha, que transcrevemos abaixo, parecia antecipar os problemas que ora se apresentam.

“Nós da comunidade escolar e amigos do Colégio Pedro II abaixo-assinados manifestamos nossa grande preocupação com o que vem ocorrendo na instituição nos últimos anos, especificamente no que concerne a:
1- Número insuficiente de servidores docentes e servidores técnico-administrativos;
(...)

Essa situação vem pondo em risco o direito à educação além da segurança e saúde dos alunos, e abalando a reputação do Colégio Pedro II, uma instituição de 175 anos que deveria contar com toda a atenção do Governo Federal no sentido de preservar a sua qualidade e manter o colégio como instituição de referência e excelência do país.

Dessa forma, nós abaixo-assinados solicitamos providências imediatas, definitivas e sustentáveis para aumentar o quadro efetivo de servidores, atendendo de fato as necessidades de todos os campi."

Este lamentável acontecimento certamente lança luz sobre a nossa campanha e mostra que estamos no caminho certo, tentando resolver o problema antes da ferida aberta.

Não podemos, entretanto, perder a oportunidade de apontar a gravidade do ocorrido e de iniciar uma nova campanha, agora dirigida às crianças e jovens que tentamos proteger e educar. Uma campanha de conscientização sobre o cuidado com o bem público e com o próximo.


Clique na imagem acima para assinar

2 comentários:

  1. Sou Pai de Aluno do Pedro II e acho que tenham duzentos professores para cada turma nada em relação a isso vai mudar. A responsabilidade é totalmente dos Pais que não acompanha o dia a dia de seus filhos. Quantas vezes os pais vê a bolsa escolar de seus filhos? Geralmente o pai de quem faz isso sabe que foi relapso! Vamaos cobrar um ensino descente sim, mais vamos aprender a ser pai e mãe também, tá dado o recado!

    ResponderExcluir
  2. BOMBINHA NO CPII HUMAITÁ OU CRÔNICA DE UMA MORTE ANUNCIADA

    Em Crônica de Uma Morte Anunciada, Gabriel García Márquez descreve com primor a angústia de toda uma cidade que sabe que um personagem da história vai morrer, e que todos, inclusive a família, vislumbram o final trágico do enredo, mas nada fazem...
     
    Na última terça-feira, dia 30/04/13, uma "cabeça de nego" foi explodida no banheiro masculino do CPII Humaitá.
     
    Pelas notícias de jornal, pois até agora nenhum esclarecimento oficial foi dado à comunidade, um aluno teve perda de audição como consequência da explosão.
     
    Na sexta -feira anterior, dia 26/04/13, a Comissão de Mães, Pais e Responsáveis do CPII Humaitá, preocupada com a gravíssima situação da falta de servidores, incluindo-se aí inspetores, e antevendo que coisas como esta pudessem acontecer, lançou uma petição pública, pedindo a atenção e providência do Governo Federal.
     
    Não posso deixar de fazer uma analogia com o livro de García Márquez. Aqui também vivemos diariamente, responsáveis e servidores conscientes da realidade do Colégio, a angústia de saber e vislumbrar possíveis acontecimentos funestos por conta da falta de segurança dos alunos. Junte-se a esse fato aqueles responsáveis que, tal qual alguns personagens do livro, "fingem" nada estar acontecendo e se iludem de que seu filho chegou ao paraíso da educação brasileira, atracando na ilha de excelência que foi um dia o Colégio Pedro II. Se omitem, seja não participando da vida escolar de seu filho, seja vivendo o pensamento mágico de que, em chegando ao "paraíso", nada mais precisa ser feito, apenas esperar que seu filho saia do CPII carregando em seu currículo o "status" de aluno deste renomado Colégio.
     
    Até o dia que uma bombinha estoura e se perguntam: mais ninguém viu? E o respeito ao bem público e ao outro? Até o dia em que um aluno precisa perder parte da audição, e não importa em quantos por cento, para percebermos que ele foi apenas a oferenda de sacrifício (sagrado oficio) para que nos seja esfregado na cara que somos nós que estamos com perda auditiva e visual para não admitirmos que este espelho que se nos apresenta não condiz mais, e há muito, com a imagem que idealizamos.
     
    É hora de ver a realidade e tentar modificá-la segundo nossos ideais e padrões de um Colégio de excelência.
     
    É hora de interferir no livro e no roteiro da história.
     
    É hora de interceptar o personagem de García Márquez e gritar que ele vai morrer se não mudar o percurso.
     
    Com risco de reproduzirmos, entre outras tantas reproduções reais da ficção, mais uma Crônica da Morte Anunciada.
     
    Marcia Cristina Rodrigues 
    (mãe de aluna do CPII)


    PS: Tenho "ouvido" de muitos responsáveis: pronto, já assinei o abaixo-assinado, já fiz a minha parte. NÃO, Srs. Mães, Pais, Responsáveis , a nossa parte no momento significa fazer MUITO mais do que a nossa parte,  pois no momento precisamos fazer e preencher as lacunas da parte dos muitos que não fizeram nada por um longo tempo.

    Isso, é claro, se ainda acreditamos que somos capazes, individual e coletivamente, de transformar qualquer coisa.

    ResponderExcluir